- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Especialistas da ONU fazem apelo por eleições pacíficas no Brasil

© AP Photo / Adam RountreeArquivo: as bandeiras dos países-membros tremulam do lado de fora do prédio da Assembleia Geral na sede das Nações Unidas, em Nova York, EUA, 13 de setembro de 2005
Arquivo: as bandeiras dos países-membros tremulam do lado de fora do prédio da Assembleia Geral na sede das Nações Unidas, em Nova York, EUA, 13 de setembro de 2005 - Sputnik Brasil, 1920, 22.09.2022
Nos siga no
Especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) publicaram um documento nesta quinta-feira (22) pedindo para que autoridades, candidatos e partidos políticos no Brasil garantam que as próximas eleições sejam pacíficas.
De acordo com o comunicado publicado no site da entidade, os especialistas alertaram que ameaças, intimidação e violência política, incluindo ameaças de morte contra candidatos e candidatas, continuam a aumentar on-line e off-line, em especial contra minorias.
Eles também expressaram preocupação com os contínuos ataques contra as instituições democráticas, como o poder Judiciário e o sistema eleitoral no Brasil, incluindo o sistema eleitoral eletrônico.
"Todos aqueles envolvidos no processo eleitoral devem se comprometer com uma conduta pacífica antes, durante e após as eleições. Os candidatos e partidos políticos devem abster-se de utilizar linguagem ofensiva que possa levar à violência e a abusos dos direitos humanos", diz o documento.
O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva fala no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (Sindicato dos Metalúrgicos do ABC), em São Bernardo do Campo, Brasil 29 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2022
Notícias do Brasil
Lula lamenta crise ucraniana, cobra representatividade da ONU e alfineta Bolsonaro
A publicação faz um apelo para que discursos de ódio, desinformação de gênero e incitação de candidatos e apoiadores sejam moderados, sob o risco de que uma onda de violência seja desencadeada.
"Estamos profundamente preocupados com relatos de assédio e ataques contra jornalistas, em particular contra mulheres. Os jornalistas desempenham um papel crucial durante as eleições, contribuindo para um processo eleitoral livre e inclusivo e para a credibilidade dos resultados", disseram os especialistas em outro trecho.
Os especialistas da entidade fazem parte do que é conhecido como os Procedimentos Especiais do Conselho de Direitos Humanos, o maior órgão de especialistas independentes do sistema de Direitos Humanos da ONU.
Presidente Jair Bolsonaro discursa na abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York (EUA), 24 de setembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 20.09.2022
Notícias do Brasil
Brasil abre 77ª edição da Assembleia-Geral da ONU em Nova York
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала