- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China continua sendo um 'desafio formidável' na fronteira, diz chefe da Marinha indiana

© AP PhotoPorta-aviões e navios de guerra participam da segunda fase do exercício naval Malabar, um exercício conjunto composto por Índia, EUA, Japão e Austrália, no norte do mar da Arábia, 17 de novembro de 2020
Porta-aviões e navios de guerra participam da segunda fase do exercício naval Malabar, um exercício conjunto composto por Índia, EUA, Japão e Austrália, no norte do mar da Arábia, 17 de novembro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 21.09.2022
Nos siga no
Tropas indianas e chinesas "completaram o desligamento" e "desmantelaram a infraestrutura militar" este mês na área de Gogra Heights-Hot Springs, um ponto de atrito no impasse fronteiriço de Ladakh que eclodiu entre abril e maio de 2020. As duas forças militares estão agora se enfrentando em dois pontos na região leste de Ladakh.
O chefe do Estado-Maior Naval da Índia, almirante R. Hari Kumar, chamou a China de um "desafio formidável" tanto na fronteira terrestre quanto no oceano Índico.
"A China continua sendo um desafio formidável e aumentou sua presença, não apenas ao longo de nossas fronteiras terrestres, mas também no domínio marítimo, alavancando operações antipirataria para normalizar sua presença naval na região do oceano Índico", disse Kumar, ao ministrar uma palestra na Associação de Gestão de Toda a Índia (AIMA, na sigla em inglês) em Nova Deli na terça-feira (20).
Ele destacou que, apesar de enfrentar "restrições econômicas" devido ao esgotamento das reservas cambiais nos últimos meses, Islamabad continuou a avançar com seu programa de "modernização militar".
O chefe da Marinha indiana apontou que a Marinha do Paquistão estava "no caminho de se tornar uma força de 50 plataformas".
Um soldado do exército indiano mantém guarda em cima de seu veículo enquanto seu comboio se move na estrada Srinagar-Ladakh (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2022
Panorama internacional
China e Índia rompem impasse fronteiriço e começam a retirar tropas de Ladakh
O almirante também expressou preocupação com os desafios relacionados ao terrorismo perto da fronteira terrestre ocidental da Índia, dizendo que eles continuam a representar uma "grande ameaça à segurança" dos interesses de Nova Deli.
"Enquanto esses desafios militares convencionais persistem, o terrorismo continua sendo uma grande ameaça à segurança, pois continua a evoluir em forma, escala e tamanho", observou Kumar.
Kumar também observou que era um "desafio" para Nova Deli permanecer um passo à frente dos terroristas, que, segundo ele, estavam constantemente atualizando suas táticas com a ajuda de tecnologias emergentes.
Ele observou ainda que uma "guerra" com potenciais adversários não poderia ser descartada no futuro, mas acrescentou que a probabilidade de se transformar em "ação armada" era mínima.
"Enquanto a competição está sendo disputada diariamente, às vezes testando limites, mas sem escalar para uma ação armada, uma guerra com potenciais adversários nunca pode ser descartada", afirmou o chefe da Marinha indiana.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала