- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia e China estão motivadas a desenvolver OCX em resposta à pressão ocidental, diz analista

© flickr.com / Mark TurnerIn an interview with China National Radio published Sunday, Professor Jin Canrong of the Institute of International Relations at Renmin University explained why Russia and China have a shared sense of historical memory regarding the Second World War, and why the partnership between the two countries is likely to be a lasting one.
In an interview with China National Radio published Sunday, Professor Jin Canrong of the Institute of International Relations at Renmin University explained why Russia and China have a shared sense of historical memory regarding the Second World War, and why the partnership between the two countries is likely to be a lasting one. - Sputnik Brasil, 1920, 19.09.2022
Nos siga no
Rússia e China estão motivadas a desenvolver a Organização de Cooperação de Xangai (OCX) como resposta à pressão do Ocidente, disse à Sputnik o vice-diretor do Centro de Estudos do Nordeste Asiático da Universidade de Jilin, Ba Dianjun, na segunda-feira (19), comentando a cúpula da OCX realizada em Samarcanda.
A cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) foi realizada na cidade do Uzbequistão nos dias 15 e 16 de setembro. Como resultado da cúpula, 44 documentos foram assinados.
Em particular, o Irã assinou um memorando de compromisso com o OCX, abrindo caminho para que este país se torne membro da organização.
Também foi assinado um documento sobre o início do procedimento de admissão de Belarus à organização." Em um momento em que a China e a Rússia estão simultaneamente sob pressão dos EUA, ambos os países estão motivados a desenvolver a OCX como resposta à pressão dos EUA e do Ocidente.
É claro que a principal direção de desenvolvimento da OCX não é a segurança militar, mas a segurança econômica, não é uma organização fechada e hostil, como as ocidentais, mas uma estrutura multilateral e inclusiva para o desenvolvimento da cooperação", disse Ba Jun.
Segundo ele, a adesão do Irã à OCX mostra que a associação é mais inclusiva e democrática do que as organizações lideradas pelos americanos, "mas o Ocidente considera isso como a formação de um "triângulo de ferro" China-Rússia-Irã.
Construção da Central Nuclear de Akkuyu na Turquia - Sputnik Brasil, 1920, 19.09.2022
Panorama internacional
Turquia anuncia retomada da construção da 1ª usina nuclear do país

"Ao mesmo tempo, tem passado despercebido o fato de a Arábia Saudita e o Egito também quererem se juntar à OCX. Para os países da região que experimentaram e foram submetidos à opressão dos Estados Unidos, as relações entre Estados nesta plataforma são um modelo de democratização das sociedades nacionais. À medida que a composição dos Estados-membros da OCX, observadores e parceiros de diálogo se expande da Ásia Central ao Sul da Ásia até o Golfo Pérsico, e no futuro se expande para o Oriente Médio e Norte da África, isso do ponto de vista do Ocidente certamente está se tornando um fator de preocupação", disse ele.

"Assim, o Ocidente ignora o desejo desses países de se desenvolverem, negligencia sua necessidade de independência e respeito, considerando-os apenas peões, o que é realmente um incentivo para o desejo desses países de ingressar na OCX", ressaltou.
Na cúpula da OCX em Samarcanda, foram assinados memorandos sobre a concessão do status de parceiros de diálogo ao Egito e ao Catar. Bahrein, Maldivas, Kuwait, Emirados Árabes Unidos e Mianmar também receberão o status de parceiros do grupo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала