- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

António Guterres considera irrealista transferência da sede da ONU para fora dos EUA

© Sputnik / Vladimir AstapkovichO secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres - Sputnik Brasil, 1920, 19.09.2022
Nos siga no
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, se mostrou cético quanto à transferência da sede da organização para fora dos Estados Unidos.
"Não acho que isso seja realista", disse Guterres em entrevista à RIA Novosti.
O chefe da ONU respondeu assim à questão sobre se as vozes a favor da mudança de sede poderiam se multiplicar devido aos problemas que muitos diplomatas enfrentam ao tentar obter um visto norte-americano.
Guterres enfatizou que o país anfitrião deve fornecer a todas as delegações oficiais acesso à ONU. "Nossa posição sobre isso é muito clara e tenho defendido a emissão de vistos para membros de delegações russas", disse ele.
O vice-chefe da Missão Russa nas Nações Unidas, Dmitri Polianski, em entrevista à Sputnik neste domingo (18), acusou os Estados Unidos de usar vistos como filtro para discriminar diplomatas de países que aplicam uma política independente.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, conversa com o ministro das Relações Exteriores da Coreia - Sputnik Brasil, 1920, 18.09.2022
Panorama internacional
'Estamos longe de um encontro direto entre Putin e Zelensky', diz Guterres
O diplomata destacou que no ano passado, durante a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU, dificilmente houve uma única reunião em que o governo dos Estados Unidos não conseguiu colocar obstáculos, negando vistos a numerosos delegados oficiais, ou então emitindo-os tão tarde que sua participação nas reuniões não fazia sentido.
Houve também um caso flagrante mais recentemente, quando toda a delegação russa, liderada pelo ministro do Interior, Vladimir Kolokotsev, não pôde participar da terceira Cúpula de Chefes de Polícia das Nações Unidas (UNCOPS 22), de 31 de agosto a 1º de setembro deste ano.
Por acordo com a ONU, o país anfitrião de sua sede, os Estados Unidos, não deve impedir a participação de delegações oficiais de outros estados membros nos trabalhos da organização.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала