- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia britânica diz que Putin deveria ter sido convidado ao funeral de Elizabeth II

© Sputnik / Mikhail KlementievPresidente russo, Vladimir Putin, durante sua mensagem aos participantes da X Conferência de Segurança Internacional de Moscou, 16 de agosto de 2022
Presidente russo, Vladimir Putin, durante sua mensagem aos participantes da X Conferência de Segurança Internacional de Moscou, 16 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.09.2022
Nos siga no
As autoridades britânicas deveriam ter convidado o presidente russo ao funeral de Elizabeth II a fim de melhorar as relações russo-britânicas, escreveu a colunista do Independent Mary Dejevsky.
Conforme a jornalista, o governo da nova primeira-ministra Liz Truss perdeu a oportunidade de preparar o terreno para fazer as pazes com Moscou no futuro.

"Funerais de Estado sempre têm sido uma oportunidade para encontros informais e novos começos. […] Aqui, trata-se de uma espécie de demonstração da condenação mundial [da Rússia]. Isso apenas agrava a discórdia, em vez de resolvê-la", opina Dejevsky.

A colunista chamou a atenção para o fato de Putin ter sido o primeiro líder mundial a apresentar condolências pela morte da rainha.

"De quem vieram [as primeiras condolências]? Não de Emmanuel Macron, cuja mensagem elegante e eloquente com condolências apenas veio no dia seguinte. Não de Joe Biden, embora a mensagem do presidente dos EUA e de sua esposa tivesse sido uma das primeiras. [Não vieram] de nenhum dos países da Comunidade das Nações", diz o artigo.

Prédio do Ministério das Relações Exteriores russo em Moscou, Rússia, foto publicada em 7 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.09.2022
Panorama internacional
Reino Unido explora tragédia nacional para seus objetivos geopolíticos, comenta Kremlin
Nesse contexto, segundo o jornal Político, o presidente da Câmara dos Comuns, Lindsay Hoyle, comunicou ter recusado o pedido da delegação chinesa de entrar em Westminster, onde atualmente se encontra o caixão com o corpo da rainha Elizabeth II.
Ao mesmo tempo, o Palácio de Westminster está aberto para todos os que desejam se despedir da rainha o dia todo.
Elizabeth II, que reinou no Reino Unido por mais de 70 anos, morreu em 8 de setembro aos 96 anos. Passados dois dias, o seu filho mais velho, que tem 73 anos, assumiu o trono sob o nome de Charles III.
O funeral da rainha está previsto para 19 de setembro. As delegações da Rússia, Belarus e Mianmar não foram convidadas para a cerimônia. Segundo sublinhou o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, Vladimir Putin não planejava de todo participar dos eventos comemorativos.
Presidente russo, Vladimir Putin, realiza reunião em formato de videoconferência sobre desenvolvimento do setor agroindustrial, Moscou, 5 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 14.09.2022
Panorama internacional
Kremlin: Putin não tinha planos de participar do funeral da rainha Elizabeth II
Ao comentar a decisão do Reino Unido de não convidar uma delegação russa, a chancelaria da Rússia chamou os passos do governo britânico de "jogada com fins geopolíticos".
"Vemos esta tentativa britânica de usar uma tragédia nacional, que tem tocado os corações de milhões de pessoas em todo o mundo, para fins geopolíticos, para ajustar contas com nosso país em dias de luto, como profundamente imoral", sublinhou o ministério.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала