- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

López Obrador diz que Ocidente agrava o conflito na Ucrânia

© AP Photo / Fernando LlanoO presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, dá o grito característico do início das comemorações do Dia da Independência, no Palácio Nacional, sede do Poder Executivo. Cidade do México, 15 de setembro de 2022
O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, dá o grito característico do início das comemorações do Dia da Independência, no Palácio Nacional, sede do Poder Executivo. Cidade do México, 15 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.09.2022
Nos siga no
Segundo López Obrador, as Nações Unidas e as principais potências negligenciaram seu dever de promover o diálogo pacífico.
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, culpou o Ocidente por alimentar a escalada de violência entre Rússia e Ucrânia e a crise humanitária decorrente do conflito entre os países.
As declarações foram dadas nesta sexta-feira (16), durante um discurso no âmbito da celebração do Dia de Independência do México. Segundo López Obrador, "países ocidentais que buscam maneiras de satisfazer seus interesses no conflito na Ucrânia estão exacerbando-o e causando sofrimento adicional em todo o mundo".

"Grupos de interesse em cargos governamentais ou econômicos fazem o possível para trazer a política para o conflito armado. E uma vez que cometeram esse erro, em vez de corrigi-lo, preferem piorá-lo, não se importando com o sofrimento que causam à humanidade ou com os danos que causam à estabilidade das nações e ao bem-estar das sociedades. Assim nasceu o conflito entre a Rússia e Ucrânia", disse o presidente mexicano.

O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador ouve a pergunta de um jornalista durante sua coletiva de imprensa diária no Palácio Nacional da Cidade do México, 8 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.07.2022
Panorama internacional
López Obrador sobre consulta energética dos EUA: 'Vamos nos defender'
López Obrador acrescentou que "as sanções subsequentes e o fornecimento maciço de armas à Ucrânia contribuíram para o confronto em curso". Segundo ele, as Nações Unidas e as principais potências negligenciaram seu dever de promover o diálogo pacífico.
"Ainda mais condenável é o comportamento das grandes potências que se posicionam aberta ou tacitamente em relação ao conflito apenas para servir aos seus interesses hegemônicos", disse López Obrador.
O presidente mexicano afirmou ainda que o conflito ucraniano, como muitos outros no mundo, pode ser inspirado pelos interesses da indústria militar, e informou que nos próximos dias, em uma reunião da Assembleia Geral da ONU, o chanceler mexicano Marcelo Ebrard apresentará uma proposta para encontrar urgentemente uma solução para cessar as hostilidades entre Moscou e Kiev e estabelecer uma trégua geral por pelo menos cinco anos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала