- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Argentina investiga possível ligação de sócio de Macri a atentado contra Cristina Kirchner

© AP Photo / Natacha PisarenkoO ex-presidente argentino Mauricio Macri deixa tribunal onde foi intimado a prestar depoimento, em Dolores, na Argentina, em 28 de outubro de 2021
O ex-presidente argentino Mauricio Macri deixa tribunal onde foi intimado a prestar depoimento, em Dolores, na Argentina, em 28 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 15.09.2022
Nos siga no
A Justiça da Argentina investiga um possível envolvimento do empresário Nicolás Caputo, amigo próximo e sócio do ex-presidente Mauricio Macri, com a organização de extrema-direita Revolução Federal — envolvida na tentativa de assassinato da vice-presidente Cristina Kirchner.
Em entrevista à Sputnik, o advogado José Manuel Ubeira, um dos representantes legais da vice-presidente no processo, confirmou que a juíza federal argentina María Eugenia Capuchetti investiga os possíveis laços do grupo que promoveu o atentado com o empresário macrista.

"Sim, estão investigando ele. Falam de Caputo e pessoas ligadas a Caputo. Não sei [se eles têm vínculos], é o que dizem, e não passa de um rumor. Não temos nenhuma certeza, espero que não, porque seria um desastre", revelou Ubeira.

O chefe da Agência Federal de Inteligência (AFI), Agustín Rossi, denunciou nesta quinta-feira (15) que a Revolução Federal estava por trás da tentativa de assassinato da vice-presidente e disponibilizou áudios em que os membros do grupo demonstravam intenções de assassinar também o presidente da Argentina, Alberto Fernández, e o deputado Máximo Kirchner, filho da vice-presidente.
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, durante discurso à população (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 02.09.2022
Panorama internacional
Fernández decreta feriado para apoio a Cristina Kirchner após ataque 'mais grave' desde a ditadura
Segundo a agência Télam, o fundador do grupo, Jonathan Morel, chegou a reconhecer ter recebido 1,76 milhão de pesos (R$ 64,3 mil) do Grupo Caputo, que pertence a Nicolás Caputo. O empresário foi o primeiro vice-presidente do partido fundado por Macri, o Proposta Republicana (PRO), e era chamado pelo ex-presidente de "amigo de alma". Luis Caputo, irmão do empresário, foi ministro no governo do PRO.

"Não sei se há uma ligação com a Revolução Federal; dizem isso, mas não sei. Sei a mesma coisa que você sabe", disse Ubeira à Sputnik.

O advogado destacou que há "componentes nazifascistas" na articulação do atentado.

"É bom dizer que o que temos aqui são corpúsculos nazifascistas que cresceram no calor do neoliberalismo que governa o continente neste momento, e é uma radicalização da direita", afirmou o advogado.

No dia 1º, Fernando Sabag Montiel apontou uma arma para Cristina a centímetros de seu rosto e disparou duas vezes. Montiel foi preso. Além dele, foram detidos Brenda Uliarte — namorada de Montiel —, Augustina Díaz e Nicolás Gabriel Carrizo, que seria o "chefe" do grupo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала