- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em carta, presidente da Colômbia pede a Nicolás Maduro para ser fiador no processo de paz com ELN

© AP Photo / Fernando VergaraO presidente da Colômbia, Gustavo Petro, levanta o punho ao fim de seu discurso de posse, em Bogotá, em 7 de agosto de 2022
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, levanta o punho ao fim de seu discurso de posse, em Bogotá, em 7 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.09.2022
Nos siga no
Conseguir o desarmamento do ELN é o primeiro passo para alcançar o que Gustavo Petro chama de paz total, visto que o presidente já declarou que quer um país sem organizações armadas violentas, um mal que afeta a Colômbia há décadas.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, pediu a seu homólogo da Venezuela, Nicolás Maduro, que seja fiador no processo de paz que o Estado avançará com o Exército de Libertação Nacional (ELN) em Cuba, segundo o El País.
"Gustavo Petro pediu a Nicolás Maduro para ser o fiador da negociação com o ELN. Maduro recebeu a proposta oficial nesta terça-feira [13], por meio de uma carta assinada por Petro", diz a mídia.
No documento, o mandatário colombiano também lembrou ao líder venezuelano que Caracas se comprometeu em 2016 a realizar uma agenda de diálogos com o ELN.
Posteriormente, os países estruturaram um protocolo que contemplava o retorno à Colômbia de uma delegação guerrilheira por território venezuelano. Nessa viagem não puderam ser presos nem extraditados. A ideia é reativar o que já foi assinado, para percorrer o caminho indicado, o que agilizará a negociação. A guerrilha deu sinais de que assim será, diz o El País.
Trabalhadores venezuelanos movimentam contêiner na Ponte Internacional Francisco de Paula Santander que liga Cúcuta, Colômbia, e Urena, estado de Táchira, Venezuela, em 8 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 19.08.2022
Panorama internacional
Lideranças de Colômbia e Venezuela se reúnem em prol de salto comercial entre países para US$ 1,2 bi
Retornar o contato com o ELN foi promessa de campanha de Petro e segue sendo um de seus objetivos principais. Em meados de agosto, o governo colombiano enviou uma delegação a Havana para retomar o diálogo com membros do grupo que se encontram na capital cubana, conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала