- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Sem a rainha Elizabeth II, ex-colônias começam a repensar laços com Londres

© AP PhotoRainha Elizabeth II
Rainha Elizabeth II - Sputnik Brasil, 1920, 12.09.2022
Nos siga no
Nas antigas colônias britânicas atualmente pertencentes à Commonwealth a morte da rainha Elizabeth está reacendendo as discussões sobre um futuro mais independente.
Millicent Barty, a presidente do Conselho de Jovens Empreendedores das Ilhas Salomão, passou anos tentando descolonizar seu país, registrando histórias orais nas ilhas Salomão e promovendo a cultura melanésia. Seu objetivo: priorizar o conhecimento local, não apenas o que chegou com o Império Britânico.
No entanto, na sexta-feira (9), quando perguntada sobre a morte da rainha Elizabeth II, Barty suspirou e franziu a testa. Seus olhos pareciam conter uma mistura de emoções complicadas quando ela se lembrou de ter conhecido a rainha em 2018 em um programa de jovens líderes da Commonwealth.
"Eu amo Sua Majestade", disse ela, tomando café na ilha de Salomão de Guadalcanal, no Pacífico, a 9.300 milhas do Palácio de Buckingham. "É muito triste," comentou ela em entrevista ao The New York Times.
Conciliar uma rainha aparentemente benevolente com um legado muitas vezes cruel do Império Britânico é o enigma no coração da influência pós-imperial britânica. A família real britânica reinou sobre mais territórios e pessoas do que qualquer outra monarquia na história, e entre os países que nunca deixaram a coroa, a morte da rainha Elizabeth abre uma porta para abordar o passado de forma mais completa, criando espaço para repensar os vestígios do colonialismo.

"Será que a monarquia morre com a rainha?", questiona Michele Lemonius, que cresceu na Jamaica e recentemente concluiu um doutorado no Canadá com foco na violência juvenil em antigas colônias de escravos. "É hora do diálogo. É hora de uma conversa", disse.

Muitas ex-colônias britânicas permanecem unidas na Comunidade das Nações, uma associação voluntária de 56 países. A grande maioria deles está conectada por suas histórias compartilhadas, com sistemas jurídicos e políticos semelhantes, promovendo intercâmbios em áreas como o esporte, cultura e educação. Especialmente para membros menores e mais novos, incluindo alguns países africanos que não eram colônias britânicas e se juntaram mais recentemente, o grupo pode conferir prestígio, e embora a Commonwealth não tenha um acordo comercial formal, seus membros conduzem comércio uns com os outros em um ritmo maior do que o habitual.
A maioria dos membros da Comunidade são repúblicas independentes, sem laços formais com a família real britânica. Mas, 14 ainda são monarquias constitucionais que mantiveram o soberano britânico como seu chefe de Estado, um papel simbólico.
No sábado (10), o primeiro-ministro de Antígua e Barbuda anunciou planos para realizar um referendo para tornar seu país uma república dentro de três anos. Na Austrália, nas Bahamas, Belize, Canadá e Jamaica, debates que se arrastam há anos sobre os laços de suas democracias com o Reino Unido começaram a ganhar força novamente. Do Caribe ao Pacífico, as pessoas perguntam: Por que juramos lealdade a um monarca em Londres?
Historiadores de colonização descreveram isso como um acerto de contas após um reinado de sete décadas de uma rainha que era tão pequena em estatura quanto era no poder.
"A rainha, de certa forma, conseguiu fazer com que todas as peças do quebra-cabeça ficassem juntas enquanto permaneceu lá [no poder]", disse Mark McKenna, historiador da Universidade de Sydney. "Mas eu não tenho a certeza que ele [o rei Charles III] vai conseguir o mesmo."
Seu filho, o rei Charles III, aos 73 anos, tem poucas chances de se igualar ao poder da rainha como moldador da opinião global - uma tarefa que ela assumiu ainda bem jovem, em um tempo diferente.
Seu reinado começou no exterior quando seu pai morreu em 1952. Ela tinha 25 anos, viajava para o Quênia, e fez de sua missão facilitar a transição do domínio colonial. No dia de Natal de 1953, em um discurso de Auckland, Nova Zelândia, ela enfatizou que sua ideia de uma Commonwealth não tinha "nenhuma semelhança com impérios do passado".
Rei Charles III durante o Conselho de Ascensão ao trono, no Palácio de St. James, em Londres, em 10 de setembro de 2022, sendo formalmente proclamado rei - Sputnik Brasil, 1920, 11.09.2022
Panorama internacional
Antígua e Barbuda fará referendo por república e independência do Reino Unido: 'Nação soberana'
"É uma concepção totalmente nova — construída sobre as qualidades mais elevadas do espírito do homem: amizade, lealdade e o desejo de liberdade e paz", disse ela.
Durante seu reinado, a rainha Elizabeth visitou cerca de 120 países. Ela conheceu mais líderes mundiais do que qualquer papa e muitas vezes embarcou em viagens de 64 mil quilômetros ao redor do mundo, tudo enquanto colônia após colônia se despedia da velha Britânia após a Segunda Guerra Mundial.
Índia e Paquistão se tornaram nações independentes em 1947 e se declararam-se repúblicas na década de 1950. A Nigéria fez o mesmo na década seguinte. Sri Lanka tornou-se república em 1972, enquanto o país mais recente a cortar laços com a coroa foi Barbados, no ano passado.
"A monarquia britânica mostrou uma capacidade de evoluir ao longo dos tempos, do colonial para uma monarquia pós-colonial, e a rainha empreendeu essa transformação muito bem", disse Robert Aldrich, historiador da Universidade de Sydney.
Ao contrário de muitas das figuras políticas da Inglaterra, ela foi rápida em aceitar a independência das antigas colônias. Depois que as Ilhas Salomão buscaram sua independência na década de 1970, ela condecorou o primeiro-ministro do país, Peter Kenilorea.
Mesmo em alguns países com feridas coloniais profundas, a rainha muitas vezes parecia se beneficiar de uma crença de que ela poderia ser vista à parte das regras às vezes insensíveis da Grã-Bretanha. Ela praticamente não foi atingida quando as autoridades britânicas no Quênia torturaram supostos rebeldes Mau Mau na década de 1950, ou depois que as forças britânicas que lutavam contra a agitação anticolonial usaram táticas semelhantes contra civis em Chipre em 1955 e Aden, no Iêmen, em 1963.
"Ela era vista apenas como uma monarca e mulher", disse Sucheta Mahajan, historiadora na Índia, onde a rainha também foi recebida após décadas de domínio britânico explorador. "Nada mais, nada menos."
Décadas depois, a rainha Elizabeth ainda era vista por muitos como um símbolo unificador de valores. Mesmo em países onde o impulso por uma república cresceu, as pessoas se viram emocionadas com a rainha.

"Ela não era apenas uma monarca constitucional do país em que nasci", disse Sarah Kirby, executiva de relações públicas nas Bahamas. "Ela também era, para mim, uma representação incrível do que uma mulher pode fazer e como servir seu país com honra e se tornar também a espinha dorsal do país."

Mas, à medida que a rainha envelhecia e sumia de vista, e à medida que o mundo enfrentava uma avaliação mais ampla dos pecados da colonização, tornou-se mais difícil manter a monarquia a uma distância benigna do racismo e dos atos do império. Em antigas colônias em todo o mundo, as demandas por uma contabilidade completa da dor, sofrimento e riqueza saqueada que ajudaram a contribuir para a enorme riqueza da família real têm aumentado.
Na cerimônia em novembro passado que marcou o fim do status de rainha como chefe de Estado de Barbados, o príncipe Charles reconheceu "a terrível atrocidade da escravidão" na ex-colônia britânica.
Na Jamaica, em março deste ano, o príncipe William e sua esposa, Kate, foram recebidos com protestos que exigiam desculpas e indenizações. Em agosto, o presidente Nana Akufo-Addo do Gana - que ganhou sua independência da Grã-Bretanha em 1957 - instou as nações europeias a pagar indenizações à África por um comércio de escravos que sufocou o "progresso econômico, cultural e psicológico" do continente.
Agora que a rainha se foi, até seus bens reais enfrentam um olhar mais crítico. Usuários do Twitter começaram a pedir em voz alta que a Grande Estrela da África - o maior diamante sem cortes do mundo, que faz parte do Cetro Real - seja devolvido à África do Sul. Na Índia, os jornais também questionaram sobre o futuro do diamante Kohinoor da coroa da rainha, que se diz ter sido tirado da Índia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала