- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Israel: negociações para acordo nuclear com Irã estão mortas, diz fonte

© AP Photo / Vahid SalemiManifestantes iranianos queimam bandeiras dos EUA durante protesto em frente a antiga embaixada dos Estados Unidos em resposta à decisão de Donald Trump, então presidente dos EUA, de desistir do acordo nuclear e renovar sanções a Teerã
Manifestantes iranianos queimam bandeiras dos EUA durante protesto em frente a antiga embaixada dos Estados Unidos em resposta à decisão de Donald Trump, então presidente dos EUA, de desistir do acordo nuclear e renovar sanções a Teerã - Sputnik Brasil, 1920, 12.09.2022
Nos siga no
Um alto funcionário israelense disse que as negociações atuais destinadas a reviver o pacto nuclear iraniano de 2015 estão mortas.
O governo de Israel intensificou sua campanha para barrar o acordo nuclear iraniano. Na esteira de uma série de pronunciamentos e esforços diplomáticos para barrar o tratado, um funcionário israelense falou nesta segunda-feira (12) sobre o futuro do tratado.
Ele resumiu que o acordo, após anos de negociação com a comunidade internacional, "está morto". Segundo ele, essa realidade pode ser atestada pelas provas fornecidas por Tel Aviv de que Teerã havia mentido sobre suas intenções nucleares durante as negociações.
O funcionário, que está em Berlim em viagem com a delegação do primeiro-ministro Yair Lapid, falou com a imprensa logo após o chefe de governo de Israel ter entregue um documento ao chanceler alemão, Olaf Scholz, com "informações de inteligência" sobre o programa nuclear do Irã.
A declaração, importante ressaltar, é dada apenas um dia depois de Alemanha, França e Reino Unido emitirem uma declaração expressando "sérias dúvidas" sobre a sinceridade do Irã em buscar um acordo nuclear.
A bandeira do Irã em rua de Teerã, em 15 de junho de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 10.09.2022
Panorama internacional
Irã rebate Alemanha, França e Reino Unido após declaração sobre 'retrocesso': 'Sejam mais ativos'
"Nós demos informações aos europeus que provam que os iranianos estão mentindo enquanto as negociações ainda estão ocorrendo", disse o funcionário ao jornal The Times of Israel.

"Não haverá um JCPOA [sigla em inglês para Plano de Ação Conjunto Global], dizem os americanos e a maioria dos europeus", comentou o funcionário do governo de Israel.

Segundo ele, "é hora de iniciar um diálogo estratégico com americanos e europeus sobre um acordo mais longo e mais forte. Mas o que precisamos agora é que os americanos coloquem uma ameaça militar crível e que todos pressionem por um acordo melhor", concluiu.
Bandeira de Israel (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 10.09.2022
Panorama internacional
Chefe de inteligência de Israel adverte EUA contra retoma do acordo nuclear com Irã
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала