- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Erdogan supostamente planeja mediar conversas de Putin com Zelensky para resolver crise na Ucrânia

© Sputnik / POOLO presidente russo, Vladimir Putin (à direita), e seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, se reúnem em Sochi, na Rússia, em 5 de agosto de 2022
O presidente russo, Vladimir Putin (à direita), e seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, se reúnem em Sochi, na Rússia, em 5 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.09.2022
Nos siga no
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, deve tentar novamente encorajar o presidente russo, Vladimir Putin, a realizar uma reunião com seu homólogo ucraniano, Vladimir Zelensky, para negociar uma solução diplomática para a crise na Ucrânia, durante a próxima cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), noticiou a mídia turca.
Erdogan vai se reunir com Putin por ocasião da cúpula da OCX na cidade uzbeque de Samarcanda, de 15 a 16 de setembro. As conversas entre os dois líderes vão se concentrar na situação na Ucrânia, informou o jornal turco Hurriyet. Durante a reunião, Erdogan planeja enfatizar a intenção de Ancara de fazer mais esforços para acabar com as hostilidades e alcançar um cessar-fogo sustentável por meio de iniciativas de mediação, de acordo com a mídia.
As partes também vão discutir o funcionamento do "corredor de grãos", informou o jornal. Erdogan deve pedir à Rússia que envie suas mercadorias por um corredor marítimo coordenado pela Turquia, após a declaração de Putin de que quase todo o grão exportado da Ucrânia foi enviado não para países em desenvolvimento, mas para a União Europeia (UE), com dois navios em 87 chegando a países necessitados.
Além disso, espera-se que a agenda das negociações inclua uma possível operação militar antiterrorista turca na Síria anunciada por Erdogan no final de junho.
Sobre a possibilidade de conversas entre Putin e Zelensky, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, enfatizou anteriormente que não há tais perspectivas no momento.
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan discursa durante as negociações entre a Rússia e a Ucrânia no Palácio Dolmabahce, Istambul, Turquia  - Sputnik Brasil, 1920, 09.09.2022
Erdogan: Turquia pode recorrer à Rússia se EUA bloquearem vendas de F-16
Ao mesmo tempo, o vice-chefe do Conselho de Segurança da Rússia e ex-presidente Dmitry Medvedev criticou Zelensky por afirmar que ele não está pronto para a negociação, acrescentando que a Rússia pode exigir uma capitulação total do regime ucraniano no futuro.
Em 24 de fevereiro, a Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia depois que as repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) pediram ajuda para se defenderem das forças ucranianas. O Ocidente respondeu impondo sanções abrangentes contra a Rússia. A própria operação militar e as interrupções subsequentes nas operações logísticas e financeiras prejudicaram as cadeias de suprimentos e contribuíram para um aumento nos preços dos alimentos em todo o mundo. Chefes de governo e organizações internacionais levantaram preocupações sobre uma crise alimentar em larga escala.
No dia 22 de julho, representantes ucranianos e russos assinaram um acordo intermediado pela Turquia e pelas Nações Unidas em Istambul. A série de documentos suspendeu as restrições ao fornecimento de produtos russos para exportação e forneceu a assistência de Moscou na exportação de grãos ucranianos.
alando em uma sessão plenária do Fórum Econômico do Oriente em 7 de setembro, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que quase todos os grãos exportados da Ucrânia foram enviados não para os países necessitados, mas para Estados-membros da UE. Segundo o líder russo, vale a pena discutir com Erdogan as restrições a esse mecanismo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала