- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Cidadãos sérvios dirão 'não' à adesão à UE devido aos duplos padrões do Ocidente, diz Vucic

© AP Photo / Darko VojinovicO presidente sérvio Aleksandar Vucic discursa à nação em uma entrevista coletiva em Belgrado, Sérvia, 6 de maio de 2022
O presidente sérvio Aleksandar Vucic discursa à nação em uma entrevista coletiva em Belgrado, Sérvia, 6 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.09.2022
Nos siga no
No caso de realização de um referendo sobre a adesão da Sérvia à UE agora, os cidadãos do país votariam contra devido aos padrões duplos do Ocidente sobre as questões do Kosovo e da Ucrânia, disse o presidente sérvio Aleksandar Vucic.
Vucic está na Eslovênia nesta segunda-feira (12) em mais uma cúpula do Processo Brdo-Brijuni, um evento para tratar de questões multilaterais que ocorre todos os anos na região ocidental dos Bálcãs. Vucic se encontrou com os líderes dos países da região e a presidente da autoproclamada República do Kosovo, Vjosa Osmani-Sadriu. Durante o encontro o presidente sérvio declarou que "se houvesse um referendo sobre a adesão à UE agora, os cidadãos sérvios diriam 'não'".
“Espero que possamos mudar isso nos meses e anos que estão por vir. Há muitas razões, uma delas é que agora todos estão falando constantemente sobre a integridade territorial da Ucrânia, mas quando se trata da integridade territorial da Sérvia, eles a destruíram com um martelo, e as pessoas na Sérvia não podem aceitar essa hipocrisia."
"Espero contar que o impulso racional do nosso povo e de nossos cidadãos funcione no futuro, nós entenderemos qual é o nosso verdadeiro interesse e seremos capazes de separá-lo das emoções […] Mas agora há uma maioria clara e inequívoca contra a adesão à UE – e ela nunca foi tão clara", enfatizou o líder sérvio Vucic.
Em 9 de setembro, durante uma reunião com o representante especial da UE para o diálogo entre Belgrado e Pristina e outras questões regionais dos Bálcãs Ocidentais, Miroslav Lajcak, e com os conselheiros de política externa e segurança da França e Alemanha Emmanuel Bon e Jens Pletner, Vucic disse nas redes sociais que não haverá um reconhecimento da autoproclamada República do Kosovo, pois, segundo ele, é necessário um compromisso.
Segundo Vucic, os representantes dos países ocidentais pediram-lhe que "resolvesse o problema do Kosovo" o mais rápido possível, o que daria aos europeus argumentos adicionais no confronto com a Rússia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала