- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mais de 2,5 milhões de toneladas de produtos agrícolas deixaram a Ucrânia desde julho, diz mídia

© Sputnik / Konstantin MihalchevskiyVista do porto marítimo de Mariupol durante a operação militar da Rússia na Ucrânia, em Mariupol, na República Popular de Donetsk (RPD), em 25 de maio de 2022
Vista do porto marítimo de Mariupol durante a operação militar da Rússia na Ucrânia, em Mariupol, na República Popular de Donetsk (RPD), em 25 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.09.2022
Nos siga no
Cerca de 2,5 milhões de toneladas de produtos agrícolas foram enviados deixaram a Ucrânia por meio dos portos do mar Negro sob o acordo entre a Moscou e Kiev, informou a mídia turca neste sábado (10).
Conforme publicou a agência estatal turca Anadolu, estima-se que 105 navios que transportavam grãos ucranianos passaram pelo estreito de Bósforo desde que a Turquia e a Organização das Nações Unidas (ONU) ajudaram a intermediar o acordo, assinado no final de julho.
O Ministério da Defesa turco afirmou em suas redes sociais que mais cinco navios deixaram os portos ucranianos apenas neste sábado (10). Além disso, funcionários da alfândega turca planejam inspecionar 12 navios de carga no final do dia.
© Sputnik / Vyacheslav BobkovPorto marítimo de Odessa, no noroeste da Crimeia, às margens do mar Negro, em 10 de outubro de 1990
Porto marítimo de Odessa, no noroeste da Crimeia, às margens do mar Negro, em 10 de outubro de 1990 - Sputnik Brasil, 1920, 10.09.2022
Porto marítimo de Odessa, no noroeste da Crimeia, às margens do mar Negro, em 10 de outubro de 1990
A ONU classificou o acordo, que também visa facilitar as exportações russas de alimentos e fertilizantes, como crucial para alimentar a África e evitar a fome global. Apesar disso, o presidente russo, Vladimir Putin, disse em um fórum econômico em Vladivostok nesta semana que a maioria dos grãos que deixaram a Ucrânia foram em direção à Europa.
Em 22 de julho, Rússia, Ucrânia e Turquia assinaram uma iniciativa intermediada pela ONU para estabelecer um corredor marítimo humanitário para navios com exportações de alimentos e fertilizantes dos portos do mar Negro.
A partir do acordo foram desbloqueados três portos-chave ucranianos — Odessa, Chornomorsk e Yuzhne. O pacto estabeleceu ainda a criação do Centro de Coordenação Conjunta (JCC, na sigla em inglês), com sede em Istambul, para monitorar a implementação da iniciativa e garantir que os navios de carga não transportem mercadorias ou pessoal não autorizados.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала