- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Parlamento das Ilhas Salomão aprova adiamento das eleições, premiê zomba de proposta australiana

© AP Photo / Mark SchiefelbeinO primeiro-ministro das Ilhas Salomão, Manasseh Sogavare, revisa a guarda de honra durante uma cerimônia de boas-vindas no Grande Salão do Povo em Pequim, 9 de outubro de 2019
O primeiro-ministro das Ilhas Salomão, Manasseh Sogavare, revisa a guarda de honra durante uma cerimônia de boas-vindas no Grande Salão do Povo em Pequim, 9 de outubro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2022
Nos siga no
Os EUA e seus aliados do Pacífico expressaram preocupação com a proposta de adiar as eleições por sete meses. O Ocidente acredita que um mandato mais longo do primeiro-ministro Manasseh Sogavare poderia piorar os laços com o país do Pacífico Sul.
O parlamento das Ilhas Salomão aprovou nesta quinta-feira (8) uma emenda constitucional apresentada pelo governo para adiar as eleições gerais até 2024. O projeto de emenda foi aprovado por 37 contra 10 votos.
Líderes da oposição criticaram a medida como uma tentativa de "tomada de poder", sugerindo que poderia reacender uma violência semelhante aos distúrbios que ocorreram em novembro de 2021. No entanto, Sogavare disse que o adiamento das eleições era necessário para garantir que os Jogos do Pacífico, um evento internacional organizado em um complexo financiado pela China, fossem realizados de forma tranquila.
"O projeto é basicamente adiar a dissolução do Parlamento", disse o primeiro-ministro, explicando que a nação do Pacífico não poderia realizar dois grandes eventos no mesmo ano.
"Não podemos sediar com sucesso as eleições gerais nacionais e os Jogos do Pacífico no mesmo ano enquanto nossa economia ainda está se recuperando [da pandemia de COVID-19] e dos danos causados pela agitação pública", enfatizou.
Sogavare criticou os parlamentares da oposição por "enganarem" a nação, acreditando que a declaração colocaria as pessoas contra o governo democraticamente eleito. "O projeto de lei não inibe ou proíbe de forma alguma o direito ao voto", disse ele.
USS Kidd, destróier de mísseis guiados da classe Arleigh Burke, e Munro, navio da Guarda Costeira dos EUA, transitam pelo estreito de Taiwan em 27 de agosto de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2022
Panorama internacional
Ilhas Salomão notificam EUA que vão proibir navios americanos de entrarem em seus portos, diz FT
Após os distúrbios de 2021, o governo de Sogavare assinou um pacto de segurança com a China em abril para garantir uma segurança mais ampla de pessoas e propriedades em todo o país do Pacífico. Isso levou a oposição a alegar que o primeiro-ministro poderia usar a agitação como desculpa para invocar o pacto de segurança e permitir a entrada da polícia chinesa no país.
Durante seu discurso, Sogavare também zombou da Austrália por oferecer financiamento eleitoral enquanto declarava que seu governo consideraria a possibilidade de aceitar ajuda na organização da eleição em 2024. "Eles ofereceram agora, então prepare-se, irmão, para financiar os custos. São custos grandes, senhor presidente, a Comissão Eleitoral precisa de muito dinheiro", ironizou Sogavare.
Na terça-feira (6), a ministra das Relações Exteriores da Austrália, Penny Wong, disse que a oferta de financiamento eleitoral reflete o compromisso histórico e de longa data da Austrália com a democracia no Pacífico.
As eleições gerais nas Ilhas Salomão são realizadas a cada quatro anos, e o mandato do atual parlamento deve expirar em maio de 2023.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала