- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

MPF abre inquérito sobre uso político do ato de bicentenário no Rio de Janeiro

© Sputnik / João WerneckManifestantes e apoiadores do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), estendem faixa durante evento em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, em Copacabana, no Rio de Janeiro, em 7 de setembro de 2022
Manifestantes e apoiadores do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), estendem faixa durante evento em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, em Copacabana, no Rio de Janeiro, em 7 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2022
Nos siga no
Investigação vai apurar os gastos no evento e se houve cuidado na separação entre a celebração e manifestação político partidária.
O Ministério Público Federal (MPF) abriu nesta quinta-feira (8) uma investigação para apurar se houve desfio de finalidade por parte do Governo Federal na realização do ato de celebração do bicentenário de independência do Brasil.
O alvo da investigação é o evento realizado em Copacabana, no Rio de Janeiro. Os procuradores vão investigar se houve falhas em implantar "medidas de autocontenção" para que o evento não se transformasse em ato político partidário.
O órgão solicitou ao Ministério da Defesa e comandos locais informações sobre o planejamento do evento, o que inclui gastos com diárias e passagens entre outros. Os procuradores também vão analisar imagens do evento transmitidas pela televisão e solicitaram à Prefeitura do Rio de Janeiro informações sobre o material de apoio utilizado pelos organizadores.
A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), participam do desfile do Dia da Independência do Brasil, em Brasília, em 7 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2022
Eleições 2022
Bolsonaro captura 7 de Setembro, mas 'não amplia base' para garantir reeleição, avaliam analistas
A decisão de abrir uma investigação foi tomada após uma análise prévia na qual procuradores identificaram que não houve "cuidado e esforço necessário" para separar as celebrações do bicentenário de manifestações políticas.
"Havia um palanque na Avenida Atlântica, sem qualquer indicação de função específica, e que estava separado por poucos metros de carro de som onde existiam manifestações políticas. Havia a circulação neste espaço não apenas de autoridades, mas também de pessoas postulantes a cargos eletivos nas próximas eleições", diz o documento, segundo noticiou o G1.
Candidatos que concorrem às eleições este ano já haviam se manifestado sobre o assunto em suas redes sociais, criticando o que consideraram uso político do ato.
Luiz Inácio Lula da Silva publicou um vídeo afirmando nunca ter "usado um Dia da Pátria para campanha eleitoral". Ciro Gomes foi mais incisivo, e publicou um extenso vídeo em seu canal no YouTube, no qual afirmou que a postura do presidente Jair Bolsonaro "foi uma falta de vergonha". Já Simone Tebet disse que a bandeira nacional é livre de partidos e ideologia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала