- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Truss e Biden concordam em aumentar laços de defesa e 'apoiar' Ucrânia, em 1ª conversa por telefone

© AP Photo / Kirsty WigglesworthA nova primeira-ministra britânica Liz Truss chega para fazer um discurso do lado de fora da Downing Street, em Londres, depois de retornar de Balmoral, na Escócia, onde foi formalmente nomeada pela rainha britânica Elizabeth II, 6 de setembro de 2022
A nova primeira-ministra britânica Liz Truss chega para fazer um discurso do lado de fora da Downing Street, em Londres, depois de retornar de Balmoral, na Escócia, onde foi formalmente nomeada pela rainha britânica Elizabeth II, 6 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.09.2022
Nos siga no
Liz Truss assumiu oficialmente o papel de líder do Partido Conservador do Reino Unido e de primeira-ministra nesta terça-feira (6), substituindo Boris Johnson e enfrentando uma série de desafios, como os custos de energia crescentes e uma crise econômica implacável.
A recém-eleita líder do Partido Conservador do Reino Unido e primeira-ministra, Liz Truss, quebrou a tradição na última terça-feira. Sua conversa por telefone com o líder dos EUA, Joe Biden, ocorreu após sua primeira ligação em sua nova função para o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky.
Truss, há muito conhecida como defensora da postura assertiva antirrussa de seu antecessor Boris Johnson, prometeu repetidamente durante a campanha para a liderança dos conservadores que, depois de ganhar as chaves de Downing Street 10, começaria prometendo o apoio do Reino Unido à Ucrânia.
"A primeira-ministra falou com o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, esta noite para reiterar o firme apoio do Reino Unido à liberdade e democracia da Ucrânia. Em sua primeira ligação com um colega desde que se tornou primeira-ministra, ela reiterou ao líder ucraniano que ele tinha seu total apoio, e a Ucrânia poderia depender da assistência do Reino Unido a longo prazo", disse uma porta-voz.
O presidente Zelensky também emitiu um convite para Truss visitar Kiev, que a porta-voz disse que Truss estava "encantada" em aceitar.
A secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, durante entrevista coletiva conjunta em Vilnius, na Lituânia, em 3 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.09.2022
Panorama internacional
Como conseguirá Liz Truss e seus ministros resolver a bagunça econômica que herdaram?

'Relacionamento especial'

A conversa telefônica seguinte da nova primeira-ministra do Reino Unido foi com a Casa Branca. Liz Truss destacou a "força duradoura do relacionamento especial" entre o Reino Unido e os EUA. Truss e Biden prometeram fortalecer os laços entre seus países nos "problemas econômicos extremos causados pela guerra de Putin", segundo Downing Street.
Os dois líderes também "reforçaram seu compromisso de fortalecer a liberdade global, enfrentando os riscos representados pelas autocracias e garantindo que Putin falhe na Ucrânia".
Londres e Washington expressaram o compromisso de aprofundar as alianças por meio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e do pacto de defesa AUKUS — um acordo trilateral assinado entre os EUA, o Reino Unido e a Austrália em setembro passado.
De acordo com a leitura da Casa Branca, o presidente Joe Biden parabenizou a recém-eleita primeira-ministra do Reino Unido. Os líderes reafirmaram a relação especial entre os dois países e expressaram sua disponibilidade para aprofundar esses laços. O presidente Biden e a primeira-ministra Truss discutiram "a importância de uma cooperação estreita e contínua sobre os desafios globais, incluindo o apoio à Ucrânia [...] abordando os desafios apresentados pela China, impedindo o Irã de obter uma arma nuclear e garantindo recursos energéticos sustentáveis e acessíveis".
Os dois líderes também abordaram a questão controversa do Protocolo da Irlanda do Norte.
Liz Truss assumiu o número 10 de Downing Street em um momento desafiador para o país. Recentemente, o Banco da Inglaterra previu uma inflação contínua de dois dígitos e uma longa recessão.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала