- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Regime de Kiev ameaça ucranianos pró-Rússia com penas de prisão

© SputnikCentro de detenção em Berdyansk, na Ucrânia
Centro de detenção em Berdyansk, na Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 04.09.2022
Nos siga no
Vice-primeira-ministra da Ucrânia adverte que votar em referendos em territórios controlados por Moscou é crime.
Cidadãos ucranianos correm o risco de serem processados criminalmente e cumprirem penas de até 12 anos de prisão caso participem de referendos sobre a adesão à Rússia, alertou a vice-primeira-ministra ucraniana, Irina Vereschuk, no último sábado (3).
"Não há e não haverá referendos em nossa terra ucraniana", afirmou Vereschuk durante uma transmissão nacional.
Autoridades pró-Rússia nas regiões de Zaporozhie, Carcóvia e Kherson, bem como nas repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL), falaram anteriormente na realização de referendos sobre sua adesão à Rússia, mas até agora nenhuma data foi definida.
"É tudo uma farsa e um circo. Mas para nossos cidadãos que participarão disso, há realmente um artigo do Código Penal", disse a vice-primeira-ministra de Kiev.
"Se for comprovada a colaboração ou, por exemplo, a participação no referendo ou o incitamento à participação no referendo, as pessoas podem receber até 12 anos com confisco [de bens]", alertou.
Um soldado do batalhão Vostok da milícia popular da República Popular de Donetsk (RPD) contorna o território da fábrica de Azovstal, em Mariupol, 21 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.09.2022
Operação militar especial russa
Três civis ficam feridos após bombardeio ucraniano contra Donetsk, diz prefeito
Vereschuk pediu aos ucranianos que permanecem em territórios controlados pela Rússia que se evacuem ou evitem votar em qualquer plebiscito, pois "nenhuma pressão, nenhum incitamento violento etc., pode justificar mais tarde o fato de uma pessoa ter ido ao referendo".
Quando perguntada sobre quantas pessoas potencialmente podem participar da votação, Vereschuk afirmou que a porcentagem é "pequena [...] nem mesmo 2%".
O chefe do Comitê de Relações Exteriores da Duma russa, Grigory Karasin, ao comentar as declarações da autoridade ucraniana no Telegram apontou seu autoritarismo.
"Isso é democracia em Kiev! É estranho que seus cidadãos não sejam ameaçados de execução!", declarou.
O governo ucraniano alertou anteriormente que os cidadãos que tentarem se tornar cidadãos russos podem ser punidos com até 15 anos de prisão.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала