- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Hungria entende relutância da Sérvia contra sanções da UE à Rússia, diz ministro

© AP Photo / Darko VojinovicPeter Szijjarto, ministro das Relações Exteriores da Hungria, durante coletiva de imprensa com Nikola Selakovic, seu homólogo sérvio (fora da foto), em Belgrado, Sérvia, 7 de fevereiro de 2022
Peter Szijjarto, ministro das Relações Exteriores da Hungria, durante coletiva de imprensa com Nikola Selakovic, seu homólogo sérvio (fora da foto), em Belgrado, Sérvia, 7 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.09.2022
Nos siga no
Neste sábado (3), o ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto, afirmou que seu país compreende a relutância da Sérvia em se juntar à União Europeia (UE) na imposição de sanções à Rússia porque ambos os países europeus dependem de Moscou para o fornecimento de gás.
Em entrevista à agência de notícias estatal sérvia Tanjug, Szijjarto comentou a posição de Belgrado em relação às sanções.

"Entendemos que vocês [a Sérvia] não querem que seu povo congele [...], nem nós. É por isso que estamos comprando gás da Rússia", disse, acrescentando que as importações de gás natural da Rússia não têm conotações políticas ou ideológicas.

A Hungria tem sido criticada na UE por manter a compra de gás russo, apesar da defesa de Bruxelas de um processo de diversificação das importações de energia. Além das sanções, os países europeus buscam eliminar a compra de gás da Rússia.
© Sputnik / Aleksei MaishevRefinaria de Petróleo de Moscou (MNPZ, na sigla em russo), da Gazprom Neft, em Kapotnya, na Rússia
Refinaria de Petróleo de Moscou (MNPZ, na sigla em russo), da Gazprom Neft, em Kapotnya, na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 03.09.2022
Refinaria de Petróleo de Moscou (MNPZ, na sigla em russo), da Gazprom Neft, em Kapotnya, na Rússia
Recentemente, Budapeste assinou um contrato com a Gazprom ampliando o fornecimento de gás russo, a partir de setembro, para 5,8 milhões de metros cúbicos por dia através do oleoduto TurkStream e da Sérvia.
Szijjarto chegou a Belgrado na sexta-feira (2) para participar de uma cúpula entre Sérvia, Macedônia do Norte e Albânia. Os três aspirantes a Estados-membros da UE lançaram uma iniciativa aberta dos Balcãs em 2019 para facilitar a adesão. Algumas nações da UE insistem que os candidatos à adesão devem se alinhar às posições da UE em relação à Rússia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала