DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Obra criada com inteligência artificial ganha concurso artístico (IMAGEM)

© Depositphotos.com / SdecoretInteligência artificial (imagem ilustrativa)
Inteligência artificial (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 02.09.2022
Nos siga no
Uma pintura criada com o uso da inteligência artificial venceu uma competição de belas-artes nos EUA. Apesar de algumas críticas, o autor vê tais obras como tendo futuro.
Jason Allen, presidente da empresa de jogos de tabuleiro americana Incarnate Games, conquistou na segunda-feira (29) o primeiro lugar usando uma obra de arte gerada por inteligência artificial (IA), relata na quarta-feira (31) o portal Vice.
A imagem que integrou uma competição de belas-artes da Feira Estadual do Colorado, EUA, chamada Théâtre D'opéra Spatial, retrata uma espécie de "ópera espacial" e dá a impressão de ter sido pintada por um artista talentoso.
Segundo o folheto de resultados do concurso, a obra ganhou na categoria de arte digital.
Versão resumida - Alguém participou de um concurso de arte com uma peça gerada por IA e ganhou o primeiro prêmio.
Sim, isso é uma m**da do ca**lh*.
Allen explicou que a imagem foi criada pelo software AI Midjourney, especializado na criação de imagens artísticas usando instruções de texto.
Alguns comentários citados criticaram o desfecho, que dizem estar tornando obsoletos os artistas humanos.
"Estamos observando o desenrolar da morte da arte diante de nossos olhos. Se os trabalhos criativos não estão a salvo das máquinas, então até mesmo os trabalhos altamente qualificados correm o risco de se tornarem obsoletos. O que teremos então?", questionou um internauta.
Jason Allen defendeu sua criação, prevendo que o mundo da arte um dia reconhecerá tais trabalhos como parte de uma categoria específica para obras feitas com IA.
"Eu sabia que isto seria controverso. Como é interessante ver como todas essas pessoas no Twitter que são contra a arte gerada pela IA são as primeiras a abandonar o humano desacreditando o elemento humano! Isto parece hipocrisia para vocês?", argumentou ele no servidor Midjourney do aplicativo de mensagens Discord.
"Esta vitória apenas incentivou a missão", resumiu.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала