- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Nações da União Europeia vão discutir redução no fluxo de turismo russo, diz mídia

© Foto / 3005398Imagem do terminal sul da Linha M1 do Metrô de Varsóvia, no bairro de Kabaty, Polônia (imagem de referência)
Imagem do terminal sul da Linha M1 do Metrô de Varsóvia, no bairro de Kabaty, Polônia (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 01.09.2022
Nos siga no
Autoridades da Polônia, Finlândia e dos três Estados Bálticos podem se reunir já na próxima semana para deliberar sobre a questão conjuntamente.
Os Estados Bálticos vão realizar consultas com a Polônia e a Finlândia sobre como podem juntos reduzir o fluxo de turistas russos em suas nações, informou a Bloomberg nesta quinta-feira (1º). A expectativa é de que uma reunião sobre o assunto possa ocorrer já na próxima semana.
De acordo com a Bloomberg, duas fontes diplomáticas da União Europeia (UE) não identificadas afirmaram que a reunião foi confirmada.
As negociações se seguiriam ao fracasso da UE em concordar com uma proibição total na emissão de vistos não essenciais para cidadãos russos em todo bloco. Durante a reunião informal de ministros das Relações Exteriores na República Tcheca, nesta semana, os Estados-membros optaram pela opção menos punitiva de cancelar um acordo de 2006 com a Rússia que oferecia um procedimento simplificado para obtenção de vistos.
Os três Estados Bálticos, Polônia e Finlândia estavam entre os defensores da restrição mais dura. Todos os cinco países da UE compartilham fronteiras terrestres com Moscou e expressaram preocupações de que cidadãos russos possam representar uma ameaça à sua segurança.
Chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, durante coletiva de imprensa após reunião do Conselho de Ministros das Relações Exteriores dos países-membros da Organização para Cooperação de Xangai (OCX), em Tashkent, no Uzbequistão, em 29 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2022
Panorama internacional
Lavrov: vozes razoáveis ​​surgem na Europa dispostas a dar passos em direção à Rússia
Com os voos diretos entre os Estados da UE e a Rússia suspensos em meio ao conflito na Ucrânia, os países vizinhos registraram um alto número de travessias terrestres da Rússia. Sem uma proibição total, eles estão considerando outras opções para reduzir o número de visitantes do país.
"Até chegarmos a um acordo sobre como restringir a entrada de cidadãos russos na União Europeia, a Estônia e outros países que compartilham uma fronteira com a Rússia e Belarus considerarão a proibição de vistos nacionais ou a restrição de passagens de fronteira para cidadãos russos com vistos da UE", disse o ministro das Relações Exteriores da Estônia, Urmas Reinsalu, em comunicado após a reunião em Praga.
Membros individuais podem impor suas próprias restrições contra os russos, o que alguns fizeram antes mesmo de a reunião acontecer. A Finlândia anunciou uma repressão aos visitantes de seu país vizinho em meados de agosto, dizendo que aceitaria apenas 100 pedidos de visto por dia, abaixo dos cerca de 1.000 processados diariamente na ocasião. O limite, no entanto, deve ser aplicado a partir desta quinta-feira.
Os Estados Bálticos pararam totalmente de emitir vistos para cidadãos russos, com exceções feitas apenas para aqueles que viajam por motivos humanitários e em capacidade diplomática oficial.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала