- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Líderes ocidentais carecem de prudência geopolítica, diz mídia britânica

© AP Photo / Doug MillsDa esquerda para a direita: o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg; a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida; o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau; o presidente dos EUA, Joe Biden; o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz; o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson; e o presidente da França, Emmanuel Macron. Os representantes posam para uma foto de grupo dos líderes do G7 durante cúpula da OTAN, em Bruxelas, Bélgica, 24 de março de 2022
Da esquerda para a direita: o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg; a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida; o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau; o presidente dos EUA, Joe Biden; o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz; o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson; e o presidente da França, Emmanuel Macron. Os representantes posam para uma foto de grupo dos líderes do G7 durante cúpula da OTAN, em Bruxelas, Bélgica, 24 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.09.2022
Nos siga no
Os líderes ocidentais se tornaram geopoliticamente imprudentes, afirma o colunista Frank Furedi na edição britânica Spiked.

"As elites norte-americanas e europeias não estão nada preparadas para uma época de rivalidade entre as grandes potências", diz a publicação.

Como um dos exemplos mais patentes, o autor salienta a retirada fracassada das tropas norte-americanas do Afeganistão.

"Por muito doloroso que isso seja, é óbvio que os que ocupam cargos importantes nos EUA carecem de recursos intelectuais, clareza e integridade para liderar na arena internacional. A arte de estadista parece ter desaparecido", diz o autor.

O presidente francês Emmanuel Macron (à direita) e o chanceler alemão Olaf Scholz participam da conferência no Palácio Mariinsky, Kiev, a 16 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.06.2022
Panorama internacional
Na Europa já não há políticos como Helmut Kohl e Jacques Chirac, diz ex-presidente russo
Furedi lembrou a visita da presidente da Câmara dos Representantes norte-americana, Nancy Pelosi, a Taiwan, no início de agosto, e chamou-a de "ato inimaginavelmente estúpido e imprudente", que fez o presidente dos EUA Joe Biden parecer impotente, por ele não ter tido vontade ou influência suficientes para impedir que Pelosi agravasse ainda mais as relações com a China.
O jornalista afirma que as elites ocidentais já nem sequer entendem os interesses das nações que deveriam estar servindo.
As lideranças atuais se tornaram geopoliticamente ignorantes.

"Nas últimas décadas, muitos comentaristas e especialistas em política externa chegaram à conclusão de que a era da rivalidade geopolítica havia acabado e que a integração econômica global tornaria as guerras entre as nações menos prováveis. Especialistas em política externa e diplomatas que absorveram essas suposições globalistas estão lamentavelmente despreparados para enfrentar os complexos desafios geopolíticos que agora enfrentam. Em parte, eles são prisioneiros da visão tecnocrática estreita que adotaram durante seus anos universitários", escreve o autor.

Aleksandr Lukashenko, presidente belarusso - Sputnik Brasil, 1920, 26.08.2022
Panorama internacional
'Promovem-se com as conversas com Putin': líder belarusso crítica Macron e Scholz
O colunista chega a uma conclusão: os que dirigem a política externa ocidental, pelos vistos, não têm disponibilidade para aprender a arte da diplomacia.
"Nos próximos anos deve-se esperar deles apenas erros e autossabotagem", acrescentou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала