- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA usam ferramenta para manter sob controle 250 milhões de celulares

© flickr.com / Airman MagazineDois ecrãs grandes no centro de comando do Complexo Montanha Cheyenne no estado americano de Colorado
Dois ecrãs grandes no centro de comando do Complexo Montanha Cheyenne no estado americano de Colorado - Sputnik Brasil, 1920, 01.09.2022
Nos siga no
Um veículo de imprensa apontou nesta quinta-feira (1º) que a polícia norte-americana utiliza uma ferramenta para rastrear celulares nos EUA.
O Fog Reveal é um mecanismo de rastreamento de baixo custo desenvolvido pela empresa de tecnologia privada Fog Data Science, com sede na Virgínia, e tem sido utilizado por mais de uma dúzia de agências policiais nos EUA.
Ele oferece aos policiais acesso aos dados de geolocalização de mais de 250 milhões de dispositivos, revelou o grupo de direitos de privacidade digital, a Electronic Frontier Foundation, em uma série publicações da EFF.
As novas revelações ocorrem no contexto de uma série de reportagens da mídia norte-americana sobre os esforços de poderosos interesses estatais e corporações para coletar uma ampla gama de informações pessoais e privadas usando vigilância eletrônica.
Hacker codificando vírus ransomware (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 11.08.2022
Notícias do Brasil
'Hacker aqui': BRICS dá lições ao Brasil para combater espionagem dos EUA
A EFF explicou que a ferramenta de rastreamento usa dados de geolocalização coletados por corretores de dados em cada dispositivo a partir dos aplicativos e sites que os usuários de smartphones acessam.
Os materiais divulgados pela imprensa incluem documentos que o Fog Data Science enviou para os departamentos de polícia e de xerifes.
A empresa se gaba de que seu o produto fornece às autoridades as "linhas do tempo, viagens, últimas localizações geográficas conhecidas e padrões de vida" de suspeitos, pessoas de interesse ou qualquer pessoa.
Um porta-voz da Fog Data Science assegurou à AP que o produto da empresa é projetado apenas para "preencher uma lacuna para departamentos com falta de recursos e recursos humanos".
Ex-presidente dos EUA, Donald Trump, durante reunião em Ohio, EUA, 26 de junho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2022
Panorama internacional
Departamento de Justiça dos EUA suspeita que assessores de Trump cometeram obstrução de justiça
Além disso, visa auxiliar as agências de aplicação da lei tecnologicamente deficientes nas "linhas de frente dos casos de tráfico e pessoas desaparecidas". A empresa também insiste que não tem acesso às informações privadas das pessoas, mas apenas a dados anônimos.
A EFF chamou essas alegações de "falsas", apontando para a facilidade com que a aplicação da lei poderia reunir informações sobre pessoas de interesse para determinar onde moram, trabalham e frequenta.
A publicação relatou pelo menos 18 departamentos de polícia, patrulhas rodoviárias e escritórios do xerife em 13 estados entre os clientes da Fog, desde policiais na Califórnia, Nova York, Texas e Flórida até o US Marshals Service, uma agência federal de aplicação da lei.
 Ilustração de smartphone com o site da empresa israelense NSO Group, desenvolvedora do spyware Pegasus, Paris, 21 d julho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 11.06.2022
Panorama internacional
Mídia: Israel pressiona EUA a removerem NSO Group, desenvolvedor do spyware Pegasus, da lista negra
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала