- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Nós, alemães, devemos muito a ele': Alemanha expressa condolências pela morte de Gorbachev

© Sputnik / Yuri AbramochkinPresidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, durante a visita oficial à República Federal da Alemanha em junho de 1989
Presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, durante a visita oficial à República Federal da Alemanha em junho de 1989  - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2022
Nos siga no
A Alemanha expressou suas condolências pela morte do ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev, enquanto o chanceler Olaf Scholz disse que os alemães estão em dívida para com ele.

"Morreu Mikhail Gorbachev. Com ele morreu um corajoso reformador, um político e estadista visionário. A sua coragem de mudar, o seu desejo de transparência e caráter indomável são o que o fez ser o que ele é", escreveu o chanceler em seu Twitter.

Scholz também notou que, em seu país, Mikhail Gorbachev "não teve o respeito e a gratidão que merece", acrescentando que "a Alemanha se curva perante ele".
"Nós, alemães, devemos muito a ele - porque sua política de perestroika lançou as bases para superar a Guerra Fria, acabar com as fronteiras e reunir a Europa e a Alemanha", escreveu.
O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, por sua parte, enviou condolências à filha do ex-presidente soviético, Irina Virganskaya.
"Eu me curvo perante um grande estadista. A Alemanha permanece ligada a ele, em gratidão por sua contribuição decisiva para a unidade alemã, no respeito por sua coragem de abrir a democracia e construir pontes entre o Leste e o Ocidente, e em memória de sua grande visão de uma Casa Europeia comum e pacífica", afirmou o mandatário.
O ex-líder e último presidente da extinta União Soviética morreu nesta terça-feira (30). Gorbachev estava internado no Hospital Clínico Central de Moscou, onde deu entrada na segunda-feira (29), para fazer uma sessão de hemodiálise.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала