- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MRE russo acusa Alemanha de tentar diminuir sua culpa na 2ª Guerra Mundial

© Sputnik / MRE russoRepresentante oficial do MRE russo, Maria Zakharova, durante briefing em 22 de julho de 2021
Representante oficial do MRE russo, Maria Zakharova, durante briefing em 22 de julho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2022
Nos siga no
A Alemanha esforça-se para erradicar a tese sobre a sua responsabilidade histórica unilateral no desencadeamento da Segunda Guerra Mundial, tentando colocar a culpa na União Soviética, afirmou a representante oficial da chancelaria russa, Maria Zakharova.
Conforme Zakharova, o Ministério das Relações Exteriores russo gostaria de chamar atenção às políticas alemãs, que visam reconsiderar o papel histórico de Berlim no conflito mais sangrento de toda a história da humanidade. As discussões estão ocorrendo em meio às preparações para 1º de setembro, dia que tradicionalmente marca o fim da Segunda Guerra Mundial.

"Constatamos que ao longo dos últimos anos o Estado alemão, apesar das declarações constantes por parte dos seus representantes sobre o reconhecimento da responsabilidade histórica unilateral da Alemanha pelo desencadeamento da Segunda Guerra Mundial e pelos crimes desumanos cometidos durante sua existência pelos nazistas e forças armadas alemãs, na realidade a Alemanha esforça-se para erradicar esta tese da discussão política internacional", diz o comentário de Zakharova publicado no site da chancelaria.

Marcha dos Heróis em Kiev - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2022
Panorama internacional
Analista: cidadãos dos EUA nunca saberão verdade sobre colaboradores ucranianos na 2ª Guerra Mundial
Segundo a representante oficial, a fim de reatribuir a responsabilidade pelo desencadeamento da guerra, "Berlim incentiva a imposição metódica no espaço público das percepções deliberadamente perturbadas sobre a origem da Segunda Guerra Mundial, que contradizem os fatos amplamente conhecidos e a sua avaliação geralmente reconhecida".

"Ao virar o passado de cabeça para baixo, as autoridades alemãs estão tentando atribuir à União Soviética certa responsabilidade pelo início da guerra, pelo menos comparável com a alemã, ou até igual à sua própria culpa histórica, a mania sobre a qual, pelo visto, torna-se cada vez mais insuportável para Berlim", sublinhou Zakharova.

"Nesse contexto, está fortemente sendo implementada a narrativa sobre a equação imaginada do sistema estatal da União Soviética de Stalin e do regime nacional-socialista, [tendo este último] efetuado o Holocausto e o extermínio deliberado de milhões de civis inclusive na União Soviética", acrescentou a diplomata russa.
Inauguração do monumento a Stepan Bandera, líder ideológico da Organização dos Nacionalistas Ucranianos, em Lviv (Ucrânia) - Sputnik Brasil, 1920, 13.07.2022
Panorama internacional
Alemanha e Ucrânia estão divididas sobre história de passado comum, diz NYT
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала