- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Borrell: missão de treinamento da UE para Exército ucraniano surgiu antes da escalada do conflito

© Foto / Anthony Jones/Ministério da Defesa da UcrâniaTropas ucranianas sendo "treinadas" para manusear sua metralhadora pesada por um instrutor polonês, março de 2017
Tropas ucranianas sendo treinadas para manusear sua metralhadora pesada por um instrutor polonês, março de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2022
Nos siga no
Os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) enviaram bilhões de dólares em armamento e se engajaram no treinamento de dezenas de milhares de soldados ucranianos entre 2014 e o início de 2022.
A União Europeia (UE) discutiu a criação de uma missão de treinamento do Exército ucraniano muito antes da escalada da crise na Ucrânia, admitiu o chefe das Relações Exteriores do bloco, Josep Borrell.

"Vários Estados-membros terão ideias diferentes, mas essa ideia de missão de treinamento é uma ideia antiga. Estávamos discutindo isso antes mesmo da guerra começar. Assim, os Estados-membros colocam essa ideia na mesa. Então, é o momento de agir, é o momento de tomar decisões", disse Borrell a repórteres depois de chegar a uma reunião dos ministros da Defesa da UE, em Praga, nesta terça-feira (30).

O funcionário não entrou em detalhes sobre que tipo de assistência de treinamento Bruxelas planeja fornecer a Kiev, dizendo que o bloco já "fez muitas missões de treinamento" e que os ucranianos atualmente "precisam de tudo".
"Estamos fornecendo grandes quantidades de capacidade militar. Certamente, a Rússia não ficará feliz. Eles não estão satisfeitos com a ideia de que estamos fornecendo todo tipo de equipamento militar. E continuaremos fornecendo mais equipamentos militares", garantiu Borrell.
A "infelicidade" da Rússia com os envios de armas ocidentais para Kiev se resume às suas implicações para a crise de segurança, com autoridades dizendo que mais armas apenas prolongam o conflito e atrasam as negociações de paz. Moscou também expressou preocupação com o destino das armas ocidentais quando estiverem na Ucrânia, apontando para os perigos das armas acabarem no mercado negro internacional de armas ilegais.
Ex-candidato à presidência francesa, político da extrema direita do partido Reagrupamento Nacional (RN) Thierry Mariani, 5 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.08.2022
Panorama internacional
Missão europeia para treinar soldados ucranianos é 'caminho para guerra', diz eurodeputado francês
No início deste mês, uma investigação exclusiva da Sputnik Árabe descobriu uma operação ucraniana de contrabando de armas na dark web, com empresários empreendedores se aproveitando da bonança de armas ocidentais inundando a Ucrânia, oferecendo-se para enviar ilegalmente fuzis automáticos fabricados nos EUA para o Iêmen. Separadamente, um documentário da CBS News sobre a assistência ocidental à Ucrânia foi excluído no início deste mês depois de revelar que apenas 30% da ajuda estava realmente chegando às linhas de frente.
Nesta terça-feira, Borrell expressou esperança de que a reunião dos ministros da Defesa resulte em um acordo político informal entre os membros do bloco sobre uma missão de treinamento da UE para a Ucrânia. "Temos um procedimento – bastante complexo – para identificar os objetivos e as finalidades, as dimensões, os recursos. Mas hoje espero que tenhamos uma luz verde, uma luz verde política para esta missão", disse ele.
O funcionário indicou que a questão das maneiras de impulsionar o complexo militar-industrial da Europa, incluindo fazer com que os membros do bloco comprem mais equipamentos para reabastecer os estoques enviados para a Ucrânia, também será discutida.
Os EUA e seus aliados gastaram bilhões de dólares e milhões de horas-homem treinando e equipando tropas ucranianas após o golpe de Estado de 2014 em Euromaidan, que desencadeou a atual crise de segurança no leste da Ucrânia. Os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá treinaram dezenas de milhares de soldados ucranianos ao longo dos anos, entre eles membros da Guarda Nacional – uma controversa força reservista voluntária que inclui milhares de combatentes nacionalistas de extrema direita.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала