- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA e parceiros dizem que programa de redução de ameaças biológicas não tem nada a ver com armas

© flickr.com / Francisco Javier ArgelSímbolo de perigo biológico
Símbolo de perigo biológico - Sputnik Brasil, 1920, 29.08.2022
Nos siga no
Estados Unidos, Armênia, Ucrânia, Geórgia e seis outros países parceiros disseram em um comunicado conjunto nesta segunda-feira (29) que o Programa de Redução de Ameaças Biológicas do qual fazem parte não tem nada a ver com armas.

"Nossos governos fizeram uma parceria aberta e transparente por meio do Programa de Redução de Ameaças Biológicas, que faz parte do Programa Cooperativo de Redução de Ameaças do Departamento de Defesa dos EUA", disse o comunicado. "Essas parcerias são dedicadas exclusivamente para fins pacíficos; não têm nada a ver com armas".

Iraque, Jordânia, Libéria, Filipinas, Serra Leoa e Uganda também fazem parte do programa, observou o comunicado.
Os governos das nações parceiras acreditam coletivamente que essa cooperação não deve ser prejudicada e, em vez disso, deve ser promovida e reforçada, disse o comunicado. A cooperação entre as nações nesta parceria contra ameaças biológicas, como o novo coronavírus responsável pela COVID-19, é importante para proteger a saúde humana e de animais nesses países, acrescentou o comunicado.
Os governos, de acordo com a declaração conjunta, incentivam todas as partes da Convenção sobre Armas Biológicas a trabalharem juntas, inclusive na próxima Conferência de Revisão prevista para ocorrer em Genebra de 28 de novembro a 16 de dezembro.
Em Belgorod, na Rússia, soldados russos são transportados em um blindado na fronteira com a Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.08.2022
Panorama internacional
O que é a toxina botulínica, arma química usada pela Ucrânia para envenenar soldados russos
Em julho, a chefe do órgão russo de defesa dos direitos do consumidor Rospotrebnadzor, Anna Popova, disse que os laboratórios biológicos na Ucrânia representam um risco para a segurança biológica do mundo e as alegações de que operaram em benefício do povo ucraniano são falsas.
Em fevereiro, o Ministério da Defesa russo descobriu a existência de 30 laboratórios biológicos militares financiados pelos EUA na Ucrânia. De acordo com Moscou, Washington gastou mais de US$ 200 milhões para desenvolver armas biológicas nas instalações. A Rússia também disse que os laboratórios revelados na Ucrânia constituem apenas uma pequena parte de uma rede global de mais de 300 instalações semelhantes.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse no início deste ano que Washington está tentando se justificar alegando que as atividades biológicas dos EUA na Ucrânia foram pacíficas, mas ainda não há evidências disso.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала