- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Chile convoca embaixador do Brasil devido a declarações ofensivas de Bolsonaro sobre Boric

© AP Photo / Marcio Jose SanchezPresidente chileno, Gabriel Boric fala durante sessão plenária na Cúpula das Américas, em 10 de junho de 2022
Presidente chileno, Gabriel Boric fala durante sessão plenária na Cúpula das Américas, em 10 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.08.2022
Nos siga no
O embaixador do Brasil em Santiago foi convocado nesta segunda-feira (29) para uma consulta acerca de declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o chefe do Executivo chileno, Gabriel Boric.
Bolsonaro acusou Boric de "queimar o metrô" nos protestos de 2019. A fala foi feita durante o debate dos candidatos à Presidência da República no domingo (28).
Em resposta diplomática, o Chile convidou o embaixador brasileiro em Santiago, Paulo Roberto Soares Pacheco, para prestar esclarecimentos acerca da declaração.

"Em nome do governo do Chile, quero fazer uma declaração sobre as afirmações que o presidente Jair Bolsonaro, do Brasil, fez ontem em um debate eleitoral, em que acusou diretamente o presidente Gabriel Boric de ter posto fogo no metrô. Consideramos essas acusações gravíssimas. Obviamente são absolutamente falsas, e lamentamos que em um contexto eleitoral as relações bilaterais sejam aproveitadas e polarizadas por meio da desinformação e das notícias falsas", declarou a chanceler chilena, Antonia Urrejola, hoje (29), segundo o jornal O Globo.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) em debate dos candidatos à Presidência da República organizado em parceria com Folha, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura, em 28 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.08.2022
Notícias do Brasil
Mídia: desempenho ruim leva Bolsonaro a cogitar não comparecer a próximos debates
Em março, Boric afirmou que ele e Bolsonaro pensam "muito diferente" e declarou seu apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder na disputa presidencial.
O Ministério das Relações Exteriores do Chile emitiu uma nota logo em seguida, classificando as declarações de Bolsonaro de "inaceitáveis".
"Apesar das declarações infelizes, o governo do Chile manifesta sua convicção de que o nosso país e o Brasil têm não apenas uma história comum, mas também enormes desafios para enfrentarem de maneira colaborativa, razão pela qual se espera continuar a fortalecer os permanentes vínculos de amizade e cooperação entre nossos países", afirma o texto.
Procurado pela Sputnik Brasil nesta segunda-feira (29), o Ministério das Relações Exteriores brasileiro ainda não se manifestou.
O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, fala durante uma videoconferência realizada na Universidad Católica, em Santiago, em 17 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.08.2022
Panorama internacional
Falando para chilenos, Zelensky acusa Rússia de impedir contato de Kiev com países da América Latina
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала