- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Turquia apela à França para reconhecer consequências do seu passado colonial

© AFP 2023 / Ludovic MarinPresidente francês Emmanuel Macron durante um encontro com o chefe do Estado-Maior argelino, general Said Chengriha, no aeroporto de Argel, 27 de agosto de 2022
Presidente francês Emmanuel Macron durante um encontro com o chefe do Estado-Maior argelino, general Said Chengriha, no aeroporto de Argel, 27 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.08.2022
Nos siga no
O Ministério das Relações Exteriores turco apela à França para reconhecer as consequências do seu passado colonial e não tentar evitar a realidade histórica, afirmou o representante oficial da entidade Tanju Bilgic.
Segundo a mídia turca, durante a visita à Argélia o presidente francês Emmanuel Macron disse que na Turquia, Rússia e China existem redes que promovem planos neocolonialistas e imperialistas, manifestando-se contra a França.

"Esperamos que no futuro próximo a França consiga reconhecer as consequências do seu passado colonial e deixe de tentar evitar a realidade histórica, lançando suspeitas sobre a Turquia ou qualquer outro país", diz o comunicado de Bilgic recebido pela Sputnik.

A chancelaria turca salientou que as acusações do líder francês em relação à Turquia são inadmissíveis. Ancara chamou a atenção para o desenvolvimento ativo da cooperação mutuamente vantajosa entre a Argélia e a Turquia, que é uma parceira estratégica da União Africana.

"Se Paris supõe que no continente africano existe uma percepção negativa da França, então o seu passado colonial é a razão disso, junto com as tentativas de preservar, através de vários métodos, sua antiga influência no continente. A França deve aceitar a realidade e tentar mudar a sua abordagem. Paris tem que, antes de mais nada, reconhecer os problemas relacionados com o seu passado e tentar os resolver, em vez de colocar a culpa em outros países. Isso contradiz a realidade social e os fatos históricos, bem como é uma demonstração da percepção deturpada por parte de certos políticos", especifica-se no comunicado.

O presidente francês Emmanuel Macron fala à imprensa depois de visitar o Cemitério Europeu St-Eugene em Argel, Argélia, 26 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.08.2022
Panorama internacional
Visita de Macron à Argélia: presidente francês tem 'poucas coisas a oferecer', diz especialista
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала