- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Moscou: nível de radiação na central nuclear de Zaporozhie está normal após bombardeio ucraniano

© Sputnik / SputnikO segundo reator da usina nuclear de Zaporozhie em meio à operação militar especial russa na Ucrânia, em Energodar, região de Zaporozhie, 5 de abril de 2022
O segundo reator da usina nuclear de Zaporozhie em meio à operação militar especial russa na Ucrânia, em Energodar, região de Zaporozhie, 5 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 27.08.2022
Nos siga no
O nível de radiação na usina nuclear de Zaporozhie permanece normal após bombardeios por tropas ucranianas, disse o Ministério da Defesa da Rússia neste sábado (27).
Ontem (26) foram registrados dez ataques à área de armazenamento de resíduos nucleares da central.
"A situação de radiação na usina permanece normal. O monitoramento da condição técnica e a garantia de seu funcionamento são realizados por pessoal técnico regular. A formação militar especializada russa protege o perímetro externo da estação. Não há armas pesadas no área da central nuclear", informou o ministério.
Reatores da usina nuclear de Zaporozhie - Sputnik Brasil, 1920, 23.08.2022
Panorama internacional
Chefe da AIEA espera que missão à maior central nuclear da Europa ocorra em poucos dias
Duas unidades da usina continuam a gerar eletricidade e a fornecer tanto ao território liberado da região de Zaporozhie quanto às partes controladas pela Ucrânia.
"A quinta e sexta unidades de energia estão em operação. Elas não estão funcionando em plena capacidade. A eletricidade é fornecida para ambos os lados do rio Dnieper", disse o oficial da administração regional, Vladimir Rogov.
As bandeiras dos estados da ONU, dentre elas, a do Brasil, tremulam em frente ao prédio do Centro Internacional com sede da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em Viena, Áustria, 24 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 03.08.2022
Panorama internacional
Secretaria da ONU se recusou a aprovar visita de agência reguladora à maior usina nuclear da Europa
A central nuclear de Zaporozhie, localizada na margem esquerda do rio Dniepre, é a maior central nuclear da Europa em número de unidades e produção.
Desde o começo de março, pouco após o início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia, a usina está sob controle dos militares russos.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, a central nuclear está sendo administrada por um operador ucraniano no atual momento.
A região de Kherson e a maior parte da região de Zaporozhie, na Ucrânia, agora são controladas pelos militares da Rússia como resultado da operação especial.
Ontem (26), o jornal The Wall Street Journal informou que uma equipe de especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) deve inspecionar a usina nuclear de Zaporozhie na próxima semana diante das provocações realizadas pela Ucrânia na região, que têm aumentado o risco de um acidente nuclear.
Usina nuclear de Zaporozhie, sob controle de militares russos, na Ucrânia, em 8 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.08.2022
Panorama internacional
Ao atacar usina nuclear de Zaporozhie, Kiev mantém toda Europa como refém, diz MRE russo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала