- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Anvisa libera importação de vacina contra varíola dos macacos

© Foto / Agência Brasil / Marcelo CamargoFachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). - Sputnik Brasil, 1920, 27.08.2022
Nos siga no
Na sexta-feira (26), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou por unanimidade a dispensa de registro para importação da vacina Jynneos/Imvanex contra a varíola dos macacos, a ser importada pelo Ministério da Saúde.
Conforme publicou a Agência Brasil, o órgão também autorizou a dispensa de registro para o uso e a importação de um medicamento para o tratamento da doença, o Tecovirimat. A importação também será realizada pelo Ministério da Saúde.
A autorização da vacina se estende aos imunizantes Jynneos, dos Estados Unidos, e Imvanex, da União Europeia (UE). Apesar dos nomes diferentes a depender do local, os produtos são idênticos. Ambos são da empresa Bavarin Nordic A/S e são fabricados na Dinamarca e na Alemanha.
Segundo a Anvisa, ainda não houve pedidos de ensaio clínico em vacinas a ser conduzido no Brasil, assim como não existe protocolo submetido ou vacina registrada com a indicação contra a varíola dos macacos no país.
Já o medicamento antiviral autorizado temporariamente por seis meses tem indicação para uso em adultos, adolescentes e crianças com peso mínimo de 13 kg. A concentração do medicamento de uso oral é de 200 mg. O Tecovirimat é fabricado nos EUA pela Catalent Pharma.
© AFP 2023 / Alain JocardProfissional de saúde prepara dose da vacina contra a varíola dos macacos (monkeypox) no centro de vacinação municipal de Edison, em Paris, 27 de julho de 2022
Profissional de saúde prepara dose da vacina contra a varíola dos macacos (monkeypox) no centro de vacinação municipal de Edison, em Paris, 27 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 27.08.2022
Profissional de saúde prepara dose da vacina contra a varíola dos macacos (monkeypox) no centro de vacinação municipal de Edison, em Paris, 27 de julho de 2022

Declarada emergência global, doença já tem quase 4 mil casos no Brasil

Em julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a varíola dos macacos uma emergência de saúde global. Conforme dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), apenas neste ano, 47.209 casos da doença foram confirmados em pelo menos 92 países nos quais a doença não é endêmica.
Os países com mais casos registrados são os Estados Unidos (17.431), a Espanha (6.459), o Brasil (3.984), a França (3.421), e a Alemanha (3.405). Apesar do número de casos, apenas três mortes foram confirmadas entre nesses países, sendo duas na Espanha e uma no Brasil.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала