- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Nord Stream 2 garantiria oportunidade para assegurar paz na Europa, diz ex-parlamentar dos EUA

© AFP 2023 / FABRICE COFFRINILogotipo do gasoduto Nord Stream 2
Logotipo do gasoduto Nord Stream 2 - Sputnik Brasil, 1920, 26.08.2022
Nos siga no
O projeto do gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) era um bom caminho para assegurar a paz na Europa através da dependência mútua, contou à Sputnik o antigo senador do estado norte-americano da Virgínia Richard Black.

"Eles continuam dizendo que a Rússia vai chantagear a Europa e forçá-la a ceder, porque eles vão cortar o gás. Bem, isso não é verdade, porque a Rússia precisa da receita do gás tanto quanto a Europa precisa do gás", disse Black. "Então, era realmente uma boa maneira de garantir a paz na Europa, tornando os diferentes países mutuamente dependentes uns dos outros."

O Nord Stream 2 é um projeto de gasoduto com capacidade para transportar 55 bilhões de metros cúbicos por ano, permitindo o trânsito de gás da Rússia através do mar Báltico para a Alemanha. A construção do gasoduto durou três anos e foi concluída em 2021. No entanto, em resposta à operação especial na Ucrânia, os países ocidentais impuseram uma série de sanções à Rússia, com a Alemanha interrompendo a certificação do Nord Stream 2, que estava pronto para operar.

"Acho que o Nord Stream 2 foi um dos maiores desenvolvimentos industriais dos últimos tempos", afirmou Black. "Não há nada particularmente novo tecnologicamente no gasoduto. Mas foi muito bem construído e era um canal muito seguro entre a Rússia e a Alemanha, onde você não tinha todos os tipos de interferência política com a viagem do gás para a Alemanha."

O ex-senador ressaltou que a Rússia tem sido um fornecedor de gás extremamente confiável.
"Se a Alemanha tivesse continuado, se tivessem seguido o seu contrato, não tenho dúvidas de que, mesmo com toda a guerra e turbulência, a Rússia estaria fornecendo todo o gás que a Alemanha queria a um preço justo de acordo com seu contrato. Então há uma razão tão convincente", afirmou Black.
Durante sua visita a Kiev nesta terça-feira (23), o presidente polonês, Andrzej Duda, exortou um "desmantelamento completo" do gasoduto russo Nord Stream 2.

"Eu acho que com a Polônia, infelizmente, eles estão tentando romper quaisquer relações, boas relações entre a Alemanha e a Rússia", disse Black em resposta aos comentários de Duda. "Penso que não há razão para que a Rússia e a Alemanha não sejam os aliados mais próximos e a França também. A Polônia tem seus próprios machados para afiar [...] há uma espécie de matiz militarista para o que eles estão fazendo nos dias de hoje. Isso deixa você um pouco desconfortável, mas a ideia de que eles sairiam e destruiriam o oleoduto da Rússia é uma coisa muito hostil, muito semelhante à guerra, e certamente o Nord Stream 2 não deve ser desmantelado."

As companhias dos EUA, acrescentou ele, gostariam vender seu gás e ver a concorrência afastada.
Sistemas de tubulação e válvulas de corte na estação receptora de gás do gasoduto Nord Stream em Lubmin, na Alemanha - Sputnik Brasil, 1920, 17.08.2022
Panorama internacional
'Lançamento vergonhoso': Alemanha pode vir a lançar gasoduto Nord Stream 2, diz mídia tcheca
"Mas ninguém pode fornecer gás para a Europa tão barato como a Rússia e de modo tão confiável como a Rússia. Então eu acho que se os alemães acordarem, eles vão perceber que grande parte de sua economia depende de uma boa oferta de commodities russas e a Rússia e a Alemanha são muito importantes uma para a outra, e elas realmente devem ter as melhores relações possíveis", constatou o antigo parlamentar.
Na semana passada, o vice-presidente do Bundestag, Wolfgang Kubicki, disse que a Alemanha deve lançar imediatamente o gasoduto Nord Stream 2 para garantir a segurança energética do país. No entanto, o porta-voz adjunto do governo federal alemão, Wolfgang Buchner, comentando sobre a cooperação do gás com a Rússia, disse que a retomada do projeto está agora fora da discussão.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала