- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

7 de setembro 'é agro': Bolsonaro convida ruralistas e desfile terá 28 tratores em Brasília

© Foto / Marcos Corrêa / Palácio do Planalto Visita do presidente Bolsonaro ao Grupo Bandeirantes por ocasião da Inauguração do Canal AgroMais
Visita do presidente Bolsonaro ao Grupo Bandeirantes por ocasião da Inauguração do Canal AgroMais - Sputnik Brasil, 1920, 25.08.2022
Nos siga no
Caminhões levarão as máquinas para a Esplanada do Ministério no DF. Inicialmente, Planalto pediu 300 tratores, mas a organização baixou o número para 28, que representarão os 27 estados da Federação. O 28º foi escalado para guiar os demais.
Em meio aos preparativos para o desfile do dia 7 de setembro, o presidente, Jair Bolsonaro (PL), além de pedir o aparato da Marinha e da Força Aérea, solicitou que outro grupo esteja presente no evento: o do agronegócio.
De acordo com a Folha de São Paulo, o mandatário pediu a ruralistas que o apoiam para enviarem 28 tratores ao desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Serão mais de 5.700 pessoas desfilando a pé, em viaturas ou a cavalo, entre elas, estão integrantes das três Forças, além de policiais federais, rodoviários federais, bombeiros, veteranos, estudantes de escolas públicas do Distrito Federal, entre outros. Os tratores devem ser incluídos na exibição oficial. Segundo aliados do Planalto citados pela mídia, a ideia é que eles representem a pujança do agronegócio para a economia brasileira.
O presidente Jair Bolsonaro (à frente) na Cerimônia de Declaração de Guardas-Marinha (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 16.08.2022
Notícias do Brasil
Após recusa do Exército para desfile militar em Copacabana, Bolsonaro pede aparato da Marinha e FAB
Além de disponibilizar os tratores, os ruralistas devem levar para a Esplanada o carro de som para que o chefe do Executivo possa discursar.
Segundo integrantes do governo, o apoio do agronegócio ocorre por meio do Movimento Brasil Verde e Amarelo — grupo bolsonarista da classe que participou nos atos do 7 de Setembro do ano passado, quando manifestantes atacaram instituições, entre elas o Supremo Tribunal Federal (STF).
Os 28 tratores previstos para o desfile oficial já são uma novidade deste ano, mas a ideia inicial era de que fossem muito mais. O Planalto queria levar 300 veículos desse tipo, mas a organização argumentou que era preciso reduzir o número.
A justificativa para o número de tratores é que o maquinário do campo deve representar os estados da federação — o 28º foi escalado para guiar os demais no desfile.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, discursa no plenário da Corte. - Sputnik Brasil, 1920, 05.08.2022
Notícias do Brasil
Barroso diz que manifestações do 7 de setembro podem mostrar 'o tamanho do fascismo no Brasil'
Aliados de Bolsonaro estão receosos com o tom que as manifestações podem tomar neste ano. Em 2021, a data foi marcada por ataques de Bolsonaro contra o Judiciário. Para este ano, inicialmente a ideia era que Bolsonaro desse um tom mais protocolar para o desfile em Brasília e deixasse declarações políticas para o evento no Rio de Janeiro.
Entretanto, com a ação da PF na terça-feira (23) de cumprir mandatos de busca e apreensão contra empresários bolsonaristas, a breve trégua entre Executivo e Judiciário foi abafada e apoiadores do presidente ganharam ainda mais impulso para colocar toda energia nos eventos do Dia da Independência, conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала