DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Cosmonauta russo divulga imagens impressionantes da foz do rio Amazonas: 'Olá, Brasil' (VÍDEO)

© RoscosmosImagem divulgada pelo cosmonauta Oleg Artemiev
Imagem divulgada pelo cosmonauta Oleg Artemiev - Sputnik Brasil, 1920, 24.08.2022
Nos siga no
O cosmonauta russo Oleg Artemiev divulgou nesta quarta-feira (24) um vídeo da foz do rio Amazonas feito da Estação Espacial Internacional.
Artemiev faz parte da equipe de cosmonautas russos na EEI e compartilhou a gravação com a música "Mas Que Nada" , de Sérgio Mendes, ao fundo.
Ele mandou uma "olá" para os brasileiros ao mostrar a beleza da região amazônica vista do alto.
Artemiev foi o primeiro cosmonauta russo a fazer uma caminhada espacial com um estrangeiro em 13 anos. Em julho, ele e a astronauta italiana Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia, pegaram dez nanossatélites do módulo Poisk e, em seguida, ligaram as câmeras do capacete e se dirigiram para o lançador de carga TStM-1, onde lançaram os veículos em órbita.
Duas naves espaciais Tsiolkovsky-Ryazan (Nº 1-2) e oito satélites da Universidade Estatal do Sudoeste, da cidade russa de Kursk, foram lançados em órbita.
Com o uso dos satélites, está prevista a criação de um mapa de ruído cósmico ao redor da Terra, com o qual será possível controlar os satélites de forma mais eficaz no futuro.
Essas caminhadas espaciais conjuntas foram feitas pela última vez em 5 e 10 de junho de 2009, quando o cosmonauta russo Gennady Padalka e o astronauta americano Michael Barratt trabalharam juntos. Desde então, todas as saídas do programa doméstico foram realizadas apenas por um par de cosmonautas russos.

Rússia vai deixar estação espacial

A Rússia se retirará da EEI após 2024, segundo a agência espacial russa Roscosmos.
Os países ocidentais impuseram sanções multissetoriais contra a Rússia depois que Moscou iniciou uma operação militar especial na Ucrânia, incluindo contra a indústria espacial russa.
A Roscosmos apelou em seguida à NASA e às agências espaciais europeia e canadense para que levantassem as restrições às empresas russas Progress, Rossiyskie Kosmicheskie Sistemy (Sistemas Espaciais Russos) e o Instituto Central de Pesquisa de Construção de Máquinas (TsNIIMash), sublinhando que sem estas três entidades é impossível haver a operação segura da EEI.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала