- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Coreia do Sul pode obter armas nucleares em resposta às ameaças da Coreia do Norte, diz analista

© AP Photo / Lim Tae-hoonSoldado sul-coreano em frente aos alto-falantes posicionados na fronteira com a Coreia do Norte
Soldado sul-coreano em frente aos alto-falantes posicionados na fronteira com a Coreia do Norte - Sputnik Brasil, 1920, 24.08.2022
Nos siga no
Enquanto é pouco provável que a Coreia do Norte abdique de suas armas nucleares, a sociedade sul-coreana apoia a ideia de Seul obter as suas próprias armas nucleares, afirmou Cheong Seong-chang, analista do Centro de Estudos da Coreia do Norte do Instituto Sejong sul-coreano.
Conforme o analista, Seul deve encontrar uma resolução fundamental deste problema por conta própria, em vez de esperar ajuda "temporária" ou "ilusória" dos Estados Unidos.
Segundo Cheong Seong-chang, a Coreia do Norte tem várias vezes reiterado o seu posicionamento de nunca abdicar das armas nucleares. Em comunicado recente, a irmã do líder norte-coreano e vice-diretora do Departamento de Propaganda e Agitação do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC), Kim Yo-jong, chamou a ideia do governo sul-coreano de desnuclearização gradual da Coreia do Norte em troca de assistência econômica de um "sonho irrealizável".

"A maioria dos especialistas na Coreia do Norte partilham a opinião, de acordo com a qual é pouco provável que eles abdiquem das armas nucleares", disse o analista à Sputnik.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un (de óculos), caminha com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, seguidos pela irmã de Kim Kim Yo-jong, para fazer uma reunião na aldeia fronteiriça de Panmunjom, na Zona Desmilitarizada da Coreia, 27 de abril de 2018. - Sputnik Brasil, 1920, 04.04.2022
Panorama internacional
Irmã de Kim Jong-un ameaça Seul com armas nucleares caso haja confronto militar na Coreia do Norte
Segundo o analista, já que a probabilidade da recusa da Coreia do Norte às armas nucleares é "realmente baixa", várias pesquisas de opinião pública realizadas neste e no ano passado demonstram que mais de 70% da população sul-coreana apoia a ideia de o país obter o seu próprio armamento nuclear. Mesmo levando em consideração o fato de a comunidade internacional poder impor sanções contra Seul por causa de tal decisão, o apoio à nuclearização da Coreia do Sul não diminui.

"Se a Coreia do Sul não recusar a recuperação do equilíbrio de forças entre o Norte e o Sul, contando apenas com a promessa dos EUA sobre a 'dissuasão ampliada', que está sendo cada vez mais desprezada e que a própria Coreia do Norte segue ignorando, o povo sul-coreano ainda não poderá se livrar das preocupações sobre a sua segurança, mesmo gastando somas astronômicas para elaborar armas convencionais, que nem conseguem competir com armas nucleares", disse o analista.

Presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, durante uma reunião trilateral com o presidente norte-americano e o presidente japonês nas margens da cúpula da OTAN em Madri, 29 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.07.2022
Panorama internacional
Coreia do Sul vai ajudar economicamente Coreia do Norte em troca da desnuclearização
Na opinião de Cheong Seong-chang, o governo sul-coreano deve "entender de forma clara" que tais "medidas temporárias" como a instalação na península coreana de dispositivo nuclear tático norte-americano só poderia ser uma opção viável se a Coreia do Norte não tivesse armas nucleares ou se o seu potencial nuclear estivesse na fase inicial de desenvolvimento.
"Se o governo de Yoon Suk-yeol continuar seguindo a ilusão sobre 'a decisão temporária' de deslocar o dispositivo nuclear tático dos EUA no país, recusando-se a procurar uma decisão fundamental do problema, a Coreia do Norte conduzirá um sétimo teste nuclear usando o armamento tático que representa uma ameaça direta para a Coreia do Sul, e não para os EUA. [Neste caso], a Coreia do Norte passará a se comportar de forma mais firme em relação à Coreia do Sul", concluiu o analista.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала