- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Relações com Rússia causam briga entre premiês de Hungria e Polônia, diz Foreign Policy

© AFP 2023 / ARIS OIKONOMOUPrimeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki (à direita), com seu homólogo húngaro, Viktor Orbán, em Bruxelas, 25 de junho de 2021
Primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki (à direita), com seu homólogo húngaro, Viktor Orbán, em Bruxelas, 25 de junho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 23.08.2022
Nos siga no
A Polônia e a Hungria tiveram uma briga devido à discórdia a respeito da operação russa na Ucrânia, escreve a correspondente da revista Foreign Policy, Amanda Coakley.
Segundo suas palavras, os primeiros-ministros dos países, Mateusz Morawiecki e Viktor Orbán, têm posturas completamente opostas a respeito da avaliação do conflito. Conforme contou ao veículo o especialista do Fundo Alemão Marshall, Daniel Hegedus, "os poloneses já não confiam nos parceiros húngaros".

"A aliança não liberal da Europa Central entre a Hungria e a Polônia está agora em seu crepúsculo devido às diferenças sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia. Embora Varsóvia tenha se tornado uma das defensoras mais vocais de Kiev, pedindo sanções mais duras a Moscou e maior ajuda militar, Budapeste se esquivou de qualquer apoio significativo, concentrando-se em manter boas relações com o presidente russo, Vladimir Putin", notou Coakley.

A autora do artigo acredita que a deterioração das relações entre Budapeste e Varsóvia pode prejudicar países que desprezam as regras da UE.

"Essa divisão levou o primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki a dizer que os caminhos dos dois governos conservadores nacionais – longos companheiros de viagem em sua oposição aos imigrantes, Bruxelas, e ao Estado de direito – têm 'divergido'", constata o artigo.

Entre os aliados potenciais de Orbán, a autora nomeia o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, e o partido Irmãos de Itália, que pode vencer as eleições italianas em setembro.
O presidente russo, Vladimir Putin, com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, em Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 24.06.2022
Panorama internacional
Hungria: 'Europa estará do lado perdedor' se não desistir de mais sanções contra Rússia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала