- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Sérvia não sucumbiu à 'histeria antirrussa' e não esquece 'fraternidade milenar', diz ministro

© Sputnik / Serviço de Imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia / Acessar o banco de imagensO ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov (à direita), e o ministro do Interior da Sérvia, Aleksandar Vulin, durante encontro em Moscou, em 22 de agosto de 2022
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov (à direita), e o ministro do Interior da Sérvia, Aleksandar Vulin, durante encontro em Moscou, em 22 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.08.2022
Nos siga no
A Sérvia foi o único país da Europa a não aderir à "histeria antirrussa" no continente, afirmou o ministro do Interior sérvio, Aleksandar Vulin, em reunião com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em Moscou.
"O ministro Vulin observou que a República da Sérvia, liderada pelo presidente Aleksandar Vucic, não esquece a fraternidade milenar e que a Sérvia é o único país da Europa que não impôs sanções contra a Rússia, não se tornando parte da histeria antirrussa", diz comunicado do Ministério do Interior após o encontro com Lavrov, nesta segunda-feira (22).
De acordo com a nota, o ministro afirmou que Lavrov "é um amigo sincero da Sérvia e do povo sérvio", expressando "grande gratidão à Rússia pelo apoio consistente à soberania e integridade territorial da Sérvia e por não reconhecer o falso 'Estado' do Kosovo".
Conforme o texto, Vulin disse ainda que a Sérvia é um Estado independente e escolhe suas amizades.
Em outro momento, o ministro sérvio lamentou que a visita de Lavrov a Belgrado em junho tenha sido frustrada "devido a decisões de outros Estados". Segundo ele, a situação foi uma "violação de todos os princípios do direito internacional".
Em 5 de junho, países vizinhos à Sérvia, como Bulgária, Montenegro e Macedônia do Norte, fecharam os espaços aéreos nacionais para a aeronave que conduziria o ministro das Relações Exteriores russo, bloqueando sua chegada ao país.

"Vulin disse que a Sérvia nunca esquecerá a ajuda da Rússia e do presidente russo, Vladimir Putin, que, a pedido do presidente Vucic, em 2015, impediu a adoção de uma resolução do Reino Unido na ONU [Organização das Nações Unidas] segundo a qual os sérvios seriam proclamados um povo culpado de genocídio", disse o Ministério do Interior sérvio.

As partes concordaram que, apesar dos desafios atuais, Moscou e Belgrado manterão relações diplomáticas e cooperação bilateral excepcionais.
Militares sérvios e blindados pesados perto do povoado Rashka e do posto de controle Yarine, na fronteira administrativa entre a Sérvia central e o norte do Kosovo, 27 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 01.08.2022
Panorama internacional
'O jogo foi demasiado longe': quem está detrás do conflito no Kosovo?
Após o início da operação militar especial russa na Ucrânia, no dia 24 de fevereiro, o Ocidente intensificou a aplicação de sanções contra Moscou. Entre as medidas estão restrições econômicas às reservas internacionais russas e a suas exportações de petróleo, gás, carvão, aço e ferro.
Além disso, a União Europeia censurou o acesso a mídias russas, como a Sputnik e a RT, em seu território. Facebook e Instagram (plataformas pertencentes à empresa extremista Meta, banida no território da Rússia) também restringiram o acesso a páginas e links de mídias estatais da Rússia. Já o YouTube derrubou todos os canais das mídias da plataforma.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала