DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Megalodontes eram maiores que ônibus e comiam presas de tamanho de tubarão-branco, diz pesquisa

CC BY-SA 4.0 / Sergiodlarosa / Tubarão megalodonte (imagem ilustrativa)
Tubarão megalodonte (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 22.08.2022
Nos siga no
Cientistas estudaram os fósseis dos megalodonte, chegando à conclusão que o animal marinho era um "superpredador" que superaria significativamente os tubarões-brancos modernos.
Cientistas criaram um modelo tridimensional do megalodonte, um predador marinho extinto, que, segundo consta, era mais comprido que um ônibus, informa na quarta-feira (17) a agência norte-americana Associated Press.
Os pesquisadores da Universidade de Zurique, Suíça, estudaram as vértebras e a dentição dos fósseis existentes espécie, que tem o nome científico Otodus megalodon. O espécime reconstruído morreu aos 46 anos de idade, aproximadamente 18 milhões de anos atrás.
Os megalodontes atingiam um comprimento de cerca de 16 metros, duas a três vezes maior que um tubarão-branco, e pesavam mais de 61 toneladas. Segundo a simulação da pesquisa, a velocidade máxima de natação chegava a 5 km/h, também maior que a dos tubarões de hoje. O O. megalodon tinha que comer alimentos com um valor total de 98 mil calorias por dia. O óleo de baleia era muito provavelmente uma importante fonte de alimento.
Representação artística do ataque de um tubarão gigante contra um cachalote - Sputnik Brasil, 1920, 25.08.2021
Fóssil de dente ajuda a recriar 1º ataque de tubarão a cachalote na história (FOTO)
O volume do estômago do predador podia chegar a quase 10.000 litros. Isso levou os cientistas a concluir que o megalodonte podia percorrer longas distâncias e comer presas do tamanho de um grande tubarão-branco moderno, o maior predador do oceano.
"Seria um superpredador simplesmente dominando seu ecossistema. Não há nada que realmente o iguale", disse John Hutchinson, coautor do estudo publicado na revista Science Advances.
Os megalodontes, que viveram nos períodos Mioceno e no Plioceno (de 23 a 2,6 milhões de anos atrás) foram os maiores tubarões que já existiram. Hoje são frequentemente encontrados seus dentes gigantes, suficientemente grandes para cobrir o punho de uma mão. Entretanto, os esqueletos constituídos de cartilagem raramente se fossilizam, de modo que não chegaram aos nossos dias em números semelhantes aos dentes.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала