- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Quem é o pai de Daria Dugina, descrito pelo Ocidente como o 'cérebro de Putin'?

© Foto / Reprodução / Redes sociaisFilósofo Aleksandr Dugin e sua filha, Daria Dugina, que morreu após explosão do carro que dirigia em 20 de agosto de 2022
Filósofo Aleksandr Dugin e sua filha, Daria Dugina, que morreu após explosão do carro que dirigia em 20 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.08.2022
Nos siga no
O Comitê de Investigação da Rússia, maior autoridade de apuração do país, abriu um inquérito de assassinato no sábado (20) depois que Daria Dugina, filha do filósofo político e teórico geoestratégico Aleksandr Dugin, foi morta em um aparente atentado a bomba possivelmente instalada no veículo de seu pai, que ela conduzia em Moscou.
Dugin, que seguiria no carro Toyota Land Cruiser com a filha, acabou embarcando em outro automóvel.
Nenhuma hipótese de investigação está descartada, inclusive a de que o possível artefato explosivo era direcionado a ele.
Mas, afinal, quem é o Sr. Dugin, e ele realmente tem essa fantástica influência na política interna e externa russa contemporânea que o Ocidente parece pensar que ele tem?
A mídia ocidental não poupou tempo para espremer sensacionalismo no possível assassinato de Daria Dugina, com artigo após artigo sobre sua morte caracterizando o pai da jornalista de 29 anos, Aleksandr, como "aliado" de Vladimir Putin, "assessor mais próximo" ou até mesmo o "cérebro" por trás do pensamento geoestratégico do presidente da Rússia.
© Sputnik / Aleksandr Kryazhev / Acessar o banco de imagensDaria Dugin no estúdio de rádio Sputnik no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, em 2022
Daria Dugin no estúdio de rádio Sputnik no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, em 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.08.2022
Daria Dugin no estúdio de rádio Sputnik no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, em 2022

Quem é o Sr. Dugin?

Dugin, de 60 anos, está no radar da grande mídia ocidental há quase uma década e, desde o início da crise ucraniana em 2014, tem sido frequentemente descrito como um importante pensador político russo com laços estreitos com o Kremlin ou mesmo com Putin, pessoalmente.
Há alegações que são instáveis ​​na melhor das hipóteses, e especulação no nível dos tabloides na pior das hipóteses.
O pensador e acadêmico surgiu pela primeira vez no cenário político russo no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, quando marcou oposição às reformas políticas, sociais e econômicas liberais e pró-ocidentais que estavam sendo realizadas por Mikhail Gorbachev e Boris Yeltsin.
Bandeiras da Alemanha (E) e Rússia hasteadas lado a lado em frente à Chancelaria em Berlim, 1º de junho de 2012 - Sputnik Brasil, 1920, 13.07.2022
Panorama internacional
EUA tentam distanciar Alemanha da Rússia, mas Moscou não vai repetir erros da URSS, diz analista
Em 1993, Dugin cofundou o Partido Nacional Bolchevique (PNB) – um movimento político radical e de contracultura que busca fundir a aparentemente irreconciliável dupla ultranacionalismo e comunismo, juntamente com o dissidente Eduard Limonov, e o músico underground Egor Letov.
O partido ficou conhecido por suas atividades de "ação direta", incluindo ataques a políticos e outras figuras públicas em todo o espaço pós-soviético, ocupações de prédios governamentais e escritórios do partido para protestar contra o neoliberalismo, reformas econômicas, corrupção, expansionismo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e outras questões.
O PNB acabou sendo banido pelos tribunais russos em 2007 por causa de suas atividades radicais.
Dugin deixou o PNB em 1998, em meio a diferenças irreconciliáveis ​​com Limonov, e tornou-se conselheiro do político do Partido Comunista e então presidente da Duma (câmara baixa da Assembleia Federal russa), Gennady Seleznev.
Durante este período, ele se tornou chefe do chamado "Centro de Perícia Geopolítica", que atuava em questões de segurança nacional na Duma, e também lecionou sobre geopolítica para o Estado-Maior russo.
A partir do final da década de 1990, Dugin tornou-se um proponente do eurasianismo – uma ideologia altamente eclética que consiste em nacionalismo, fé ortodoxa, ideias e visões socialistas e antimodernistas, misticismo e oposição marcada ao liberalismo social e ao capitalismo ao estilo dos EUA.
Em 2009, Dugin escreveu a "Quarta Teoria Política", um tratado sobre uma “nova” ideologia política projetada para suceder as ideologias do liberalismo, do socialismo e do fascismo de estilo ocidental do século XX, à luz dos desafios posta pelo pós-modernismo ocidental.
Este último, por sua vez, foi descrito em seu livro como uma "mistura mórbida da sociedade do espetáculo e da cultura do consumo" buscando "a suprema dominação mundial" sobre a qual uma "guerra" deve ser travada.
Embaixador russo em Washington, Anatoly Antonov, em registro feito no dia 21 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.06.2022
Panorama internacional
'História não será reescrita', diz embaixador da Rússia no aniversário do ataque nazista à URSS

O 'Ajudante, Aliado e Cérebro' de Putin?

Embora alguns dos pontos de vista de Dugin possam se assemelhar superficialmente aos do presidente da Rússia – especialmente porque os últimos são frequentemente interpretados pela mídia ocidental, pintando-o como um radical de extrema-direita ou extrema-esquerda –, uma inspeção mais detalhada revela diferenças cruciais e narrativas.
Por um lado, Putin não é socialista, e as políticas do governo russo foram firmemente enraizadas nos princípios do livre mercado ao longo de seu mandato.
Em segundo lugar, ao contrário de Dugin, que sustenta a URSS em um pedestal como uma expressão do "sonho russo", e que elogiou longamente Vladimir Lenin e Joseph Stalin, Putin se distanciou da URSS e criticou consistentemente as políticas dos bolcheviques, especialmente Lenin, culpando o revolucionário pelas "bombas-relógio" que ele diz terem sido colocadas sob a Rússia, que teriam culminado na destruição da União Soviética.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, realizando reunião extraordinária do Conselho de Segurança, 21 de fevereiro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2022
Panorama internacional
Rússia: Ucrânia na URSS tinha condições de criar armas nucleares, lá há especialistas e tecnologias
Putin, ao contrário de Dugin, não defendeu uma abordagem "eurasianista" das relações com os vizinhos da Rússia, rejeitando a visão deste último de um império que se estende do Extremo Oriente às costas do Atlântico em favor de laços comerciais e econômicos estreitos com a União Europeia (UE).
Longe de ser um leal ou porta-voz do Kremlin, Dugin critica regularmente Putin e o governo russo sobre o que ele considera suas deficiências.
Em 2014, Dugin pediu uma linha mais dura na crise no Donbass, enquanto Moscou buscava chegar a um acordo negociado, com suas críticas contribuindo para sua demissão de seu cargo de professor na Universidade Estadual de Moscou no mesmo ano.
Dugin também atacou as elites da Rússia por sua natureza excessivamente fragmentada e suscetibilidade à influência ocidental.
Em uma entrevista de 2019, Dugin elogiou Putin por "salvar a Rússia", mas acrescentou que achava que “nenhum de seus sucessos atingiu um ponto de irreversibilidade".
Já em outra entrevista de 2015, Dugin revelou que não conhecia o presidente da Rússia pessoalmente, não tinha influência sobre ele e nunca recebeu resposta a nenhuma das cartas que enviou ao presidente.

Se não é o 'Cérebro de Putin', então quem ele é?

Dugin não é o "cérebro de Putin", tampouco seu assessor, conselheiro secreto ou mentor.
O que ele é é um importante intelectual russo, filósofo político e pensador contemporâneo que ganhou destaque durante os anos turbulentos do colapso da URSS e conseguiu permanecer política e publicamente relevante por mais de 30 anos, além de manter uma vasta produção acadêmica.
A U.S. Marine checks two civilians during processing through an Evacuee Control Checkpoint (ECC) during an evacuation at Hamid Karzai International Airport, Kabul, Afghanistan August 18, 2021. - Sputnik Brasil, 1920, 19.08.2021
Imagens contrastantes: por que as saídas da URSS e dos EUA do Afeganistão foram tão diferentes?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала