- Sputnik Brasil, 1920
Eleições 2022
Notícias e análises sobre as eleições gerais no Brasil em 2022. Acompanhe aqui todos os destaques envolvendo a acirrada disputa pela preferência do eleitorado brasileiro.

MPE avalia que Lula não cometeu crime ao chamar Bolsonaro de 'genocida'

© Ricardo StuckertO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante ato em Teresina, no Piauí
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante ato em Teresina, no Piauí - Sputnik Brasil, 1920, 21.08.2022
Nos siga no
O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu um parecer neste sábado (20) indicando que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não cometeu crime eleitoral ao chamar o presidente Jair Bolsonaro (PL) de "genocida" em discurso.
O vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, se manifestou contra uma ação movida pelo Partido Liberal (PL) contra Lula em razão de discurso realizado em Teresina (PI), em 3 de agosto.
Segundo o partido, o petista teria cometido crimes de propagação de discurso de ódio e ataques à honra e à imagem do presidente, além de propaganda irregular. Para o MPE, apenas a questão da propaganda antecipada se aplica.
Sessão de orientações sobre o uso correto da urna eletrônica e a importância do voto - Sputnik Brasil, 1920, 20.08.2022
Notícias do Brasil
Primeiro debate presidencial não terá público no estúdio

"Sob o compasso dessas premissas, não é de se discernir, na referência a 'genocida' impugnada pela representação, para além do propósito de crítica ácida à condução de política públicas, teor de malignidade que o torne incluído no domínio do ilícito eleitoral", disse Gonet Branco, segundo o G1.

O procurador destaca que "todo aquele que assume posição de governo está sujeito a apreciações exaltadas sobre decisões que tomou no período da sua Administração, por meio de críticas que tendem a subir de ponto em tempos próximos de eleições em que o alvo é tido como candidato".
"O parecer, assim, é pela aplicação da sanção de multa, em virtude do pedido explícito de voto, mas não reconhece ilícito eleitoral nas palavras de crítica dirigidas ao candidato do partido representante", afirmou.
De acordo com a pesquisa Datafolha divulgada na última quinta-feira (18), Lula mantém a liderança na corrida eleitoral, com 47% das intenções de voto e pode vencer no primeiro turno, de acordo com os votos válidos. Jair Bolsonaro (PL) avançou e chegou a 32%.
Urna eletrônica - Sputnik Brasil, 1920, 08.08.2022
Notícias do Brasil
Lula, Bolsonaro e outras vias: quem são e o que propõem os candidatos à Presidência da República
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала