- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Seca no rio Danúbio revela navios afundados da Segunda Guerra Mundial cheios de explosivos (FOTO)

© AFP 2023 / Daniel MihailescuMoradores dirigem carroça puxada a cavalo nas águas de baixo nível pelo Danúbio na vila de Oltina, sul da Romênia, em 11 de agosto de 2022
Moradores dirigem carroça puxada a cavalo nas águas de baixo nível pelo Danúbio  na vila de Oltina, sul da Romênia, em 11 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.08.2022
Nos siga no
O Danúbio é o segundo maior rio europeu, que começa na Floresta Negra, na Alemanha, e deságua no mar Negro, atravessando quatro capitais europeias. Especialistas apontam que a forte seca já é proveniente do aquecimento global.
Com as altas temperaturas e o registro de uma das piores secas enfrentadas pela Europa em anos, o famoso rio Danúbio se encontra em um dos seus níveis mais baixos nos últimos tempos, e com isso, navios de guerra alemães carregados de explosivos afundados durante a Segunda Guerra Mundial começaram a aparecer.
De acordo com a Reuters, as embarcações estavam entre as centenas afundadas ao longo do rio pela frota do mar Negro da Alemanha nazista em 1944, quando recuaram do avanço das forças soviéticas, dificultando assim o tráfego fluvial durante os níveis de água baixos.
Baixos níveis de água no Danúbio revelam navios de guerra alemães afundados da Segunda Guerra Mundial
Ainda segundo a mídia, a seca deste ano expôs mais de 20 cascos em um trecho do Danúbio perto de Prahovo, no leste da Sérvia, muitos dos quais ainda contêm toneladas de munição e explosivos e representam um perigo para o transporte marítimo.

"A flotilha alemã deixou para trás um grande desastre ecológico que ameaça o povo de Prahovo", disse Velimir Trajilovic, um pensionista sérvio, citado pela agência, que escreveu um livro sobre as embarcações.

Meses de seca e temperaturas recordes atrapalharam o tráfego fluvial em artérias vitais em outras partes da Europa, incluindo Alemanha, Itália e França. Na Sérvia, as autoridades recorreram à dragagem para manter abertas as vias de navegação no Danúbio.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала