- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ministério das Finanças alemão emite relatório com perspectivas 'sombrias' para economia do país

© AFP 2023 / INA FASSBENDERBandeira alemã tremula no prédio de Petersberg antes da reunião de ministros das Finanças e Bancos Centrais do G7 em Koenigswinter, perto de Bonn, oeste da Alemanha, 19 de maio de 2022
Bandeira alemã tremula no prédio de Petersberg antes da reunião de ministros das Finanças e Bancos Centrais do G7 em Koenigswinter, perto de Bonn, oeste da Alemanha, 19 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.08.2022
Nos siga no
No mês passado, a diretora assistente do Departamento Europeu do Fundo Monetário Internacional (FMI), Oya Celasun, argumentou que a economia alemã pode enfrentar "riscos negativos significativos" no futuro próximo devido à escassez de fornecimento de gás.
O Ministério das Finanças da Alemanha observou por meio de seu relatório mensal nesta sexta-feira (19) que as perspectivas para o desenvolvimento da economia do país são "visivelmente sombrias" e marcadas por "um alto grau de incerteza".
"Os fornecimentos de gás significativamente mais baixos da Rússia, os aumentos persistentemente altos dos preços da energia e, cada vez mais, de outros bens, bem como as interrupções na cadeia de fornecimento mais longas do que o esperado, também relacionadas à política de COVID-19 zero da China, estão pesando muito sobre o desenvolvimento da economia", destacou o relatório.
De acordo com o ministério, o governo deve apresentar projeções econômicas atualizadas no dia 12 de outubro.
A divulgação do relatório ocorre depois de a diretora assistente do Departamento Europeu do FMI, Oya Celasun, ter alertado, no final de julho, que os efeitos negativos da situação geral no mundo não deixariam de pesar na economia global até 2024.
Chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e o ministro da Economia do país, Robert Habeck, na cúpula em Berlim, 14 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.08.2022
Panorama internacional
Berlim: desenvolvimento da Alemanha baseou-se no gás russo barato, mas modelo falhou e não voltará
"Isso também é um grande fator para a Alemanha. Esperamos que o crescimento desacelere para o mundo como um todo", disse ela, acrescentando que o fechamento parcial do gasoduto Nord Stream 1 (Corrente do Norte 1) levou a uma queda na confiança do desempenho econômico.
No início de julho, a gigante de energia russa Gazprom fechou o Nord Stream 1 — que fornece gás natural russo para a Alemanha através do mar Báltico — por dez dias, alegando que alguns dos equipamentos que precisavam de manutenção não foram devolvidos à empresa graças às sanções ocidentais. Em seguida, a empresa precisou cortar parte significativa do fornecimento, reduzindo sua capacidade de entrega para 20%.
Em maio, uma pesquisa realizada pela empresa internacional Global Consult constatou que pelo menos 53% dos alemães admitiram que sua situação financeira piorou em relação ao ano de 2021 devido às sanções impostas pelos países ocidentais à Rússia. A pesquisa também indicou que apenas 13% dos entrevistados esperam "tempos bons e contínuos" para a economia alemã.
Os líderes da União Europeia (UE) chegaram a um acordo em uma cúpula em Bruxelas para colocar um embargo ao petróleo russo transportado por mar como parte do sexto pacote de sanções em resposta à operação militar especial de Moscou para desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia. O presidente russo, Vladimir Putin, admitiu em julho que os riscos relacionados às sanções ocidentais ainda permanecem, mas enfatizou que as medidas restritivas saíram pela culatra.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала