Rússia anuncia início de execução da 2ª rodada de entrega do S-400 à Turquia

© Sputnik / Sergei PivovarovSistemas de defesa antiaérea S-400 em Rostov-no-Don, foto publicada em 23 de abril de 2019
Sistemas de defesa antiaérea S-400 em Rostov-no-Don, foto publicada em 23 de abril de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 18.08.2022
Nos siga no
A Rússia começará a entrega de uma segunda remessa de sistemas de defesa antiaérea à Turquia, depois que o primeiro conjunto foi fornecido em 2019, comunicou o Serviço Federal para a Cooperação Técnico-Militar russo.
O contrato de fornecimento de uma segunda remessa de sistemas de defesa antiaérea S-400 foi assinado e começou a ser implementado, disse na quinta-feira (18) Dmitry Shugaev, diretor do Serviço Federal para a Cooperação Técnico-Militar (FSVTS, na sigla em russo), à Sputnik.
"O documento contratual correspondente [da segunda remessa] já foi assinado, o qual, entre outras coisas, prevê a localização da produção de certos componentes do sistema. Neste momento o contrato está sendo implementado na prática", explicou Shugaev.
Ele sublinhou que o sistema S-400 é um sistema único, afirmando "com total confiança que não há motivos para acreditar que qualquer Estado possa criar nos próximos anos um sistema cujas caraterísticas tático-técnicas possam se aproximar do sistema de defesa antiaérea S-400 Triumph", disse o chefe do FSVTS.
Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e presidente russo, Vladimir Putin, durante o encontro em Sochi, Rússia, 29 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2022
Panorama internacional
Proposta 'irreal': Erdogan rejeita ideia de enviar sistemas russos S-400 para Ucrânia
Segundo ele, a Turquia continua sendo um parceiro importante da Rússia, com estreitas relações comerciais e econômicas, reforçadas recentemente, e com cooperação bilateral em muitas áreas, incluindo na área técnica militar.
"A complexa situação política que se criou no corrente ano afetou negativamente alguns aspectos da interação da parte russa com [seus] parceiros. No entanto, a cooperação técnica militar com a Turquia está se desenvolvendo conforme os acordos alcançados entre os presidentes dos dois países. Planejamos continuar trabalhando com os parceiros turcos de forma transparente e mutuamente benéfica", disse Shugaev.
A Rússia e a Turquia assinaram em 2017 o primeiro contrato para uma remessa de S-400 no valor de US$ 2,5 bilhões (R$ 12,92 bilhões, na conversão atual), com a opção de encomendar outra remessa. As entregas do primeiro lote à Turquia foram feitas em 2019. No final de agosto de 2021, Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, disse que o país planejava a aquisição de um segundo lote.
A iniciativa tem enfrentado a oposição dos EUA, que em resposta cancelaram o fornecimento à Turquia dos seus caças de quinta geração F-35. Ancara também tem instado Washington a acelerar o fornecimento dos modelos F-16.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала