- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Venezuela apoiará reconstrução de porto cubano após incêndio

© AP Photo / Ernesto MastrascusaNicolás Maduro, presidente da Venezuela, no Palácio da Revolução, em Havana, Cuba, 27 de maio de 2022
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, no Palácio da Revolução, em Havana, Cuba, 27 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.08.2022
Nos siga no
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse na terça-feira (16) que a Venezuela apoiará Cuba na reconstrução de seu único porto de superpetroleiros, em Matanzas.
O porto cubano foi parcialmente destruído por um incêndio após um raio atingir um de seus tanques de petróleo. O terminal de Matanzas é um dos principais do país, sobretudo para importações e armazenamento de óleo combustível bruto e pesado.
Maduro instruiu o ministro do Petróleo da Venezuela e o presidente da estatal PDVSA a entrarem em contato com as autoridades cubanas correspondentes "para iniciar o projeto de reconstrução do pátio de superpetroleiros", escreve a Reuters.
A ajuda aos cubanos foi anunciada em um discurso em homenagem aos 43 bombeiros venezuelanos enviados para combater o incêndio.

"Vamos projetar onde será construído, onde será o pátio de carregamento e começaremos a construção", disse Maduro.

O chefe de Estado venezuelano declarou que "Cuba não está sozinha" e disse que o país terá o apoio "dos povos do mundo e de governos sensíveis, corajosos e humanistas".
Chamas e fumaça sobem da Base de Superpetroleiros de Matanzas, enquanto bombeiros e especialistas trabalham para conter o incêndio - Sputnik Brasil, 1920, 06.08.2022
Panorama internacional
Incêndio em tanques de petróleo deixa pelo menos 121 feridos em Cuba
Em seu discurso, Maduro também destacou a solidariedade do governo mexicano e reiterou seu apoio científico, técnico e de engenharia para ajudar Cuba na reconstrução do porto afetado pelo incêndio.
O incidente, ocorrido no último dia 5, causou a morte de duas pessoas e deixou mais de 120 feridos e 14 desaparecidos, segundo dados preliminares.
O incêndio destruiu quatro tanques de petróleo em uma base de superpetroleiros, como confirmado pelo Ministério das Relações Exteriores da ilha.
A Venezuela, que é a principal fonte de petróleo bruto e combustíveis importados de Cuba, embarcou cerca de 57 mil barris por dia para a ilha nos primeiros sete meses deste ano, em linha com os volumes de 2021.
Trabalhadores do Sindicato Petrolífero de Cuba (CUPET, sigla em espanhol) observam uma enorme nuvem de fumaça que sai de uma instalação de petróleo, que pegou fogo após ser atingida por um raio, enquanto bombeiros trabalham para conter o incêndio, em Matanzas, em Cuba, em 6 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.08.2022
Panorama internacional
Moscou está em contato constante com Cuba para ajudar a conter incêndio em instalação de petróleo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала