- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Um míssil sem análogos: russo-indiano BrahMos está pronto para ser comercializado

© AP Photo / Dmitri LovetskyVisitantes caminham próximos do míssil antinavio BrahMos na Rússia
Visitantes caminham próximos do míssil antinavio BrahMos na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 17.08.2022
Nos siga no
A Rússia e a Índia criaram a BrahMos Aerospace em 1998. Duas décadas e meia depois, a joint venture criou uma gama de sistemas de mísseis para os três ramos das Forças Armadas indianas.
A empresa está participando do Fórum Técnico Militar Internacional do Exército 2022, e a Sputnik conversou com os responsáveis ​​pela BrahMos Aerospace sobre os seus sistemas de mísseis de cruzeiro de precisão.
Alexandr Máksichev, diretor geral da BrahMos Aerospace, destacou que a "primeira versão do míssil era um míssil antinavio", que foi testado com sucesso. Ele explicou que, em seguida, o Ministério da Defesa indiano fez uma série de pedidos à empresa.
"Fizemos uma variante para forças terrestres. Assim, transformamos nosso míssil antinavio em um míssil de cruzeiro universal", disse Maksichev.
"Nos últimos anos, temos trabalhado na adaptação de nossos mísseis para aeronaves porta-aviões. Então, agora, temos também esta versão do míssil BrahMos, cujo principal porta-aviões deve ser uma aeronave", explicou o executivo.
© AP Photo / Gurinder OsanNesta foto de arquivo de 26 de janeiro de 2007, os mísseis Brahmos do Exército Indiano são exibidos durante o Desfile do Dia da República em Nova Deli, na Índia.
Nesta foto de arquivo de 26 de janeiro de 2007, os mísseis Brahmos do Exército Indiano são exibidos durante o Desfile do Dia da República em Nova Deli, na Índia - Sputnik Brasil
1/5
Nesta foto de arquivo de 26 de janeiro de 2007, os mísseis Brahmos do Exército Indiano são exibidos durante o Desfile do Dia da República em Nova Deli, na Índia.
© Sputnik / Dmitry Strugovets / Acessar o banco de imagensProtótipo do míssil BrahMos-NG no caça Sukhoi SU-30 MKI no decorrer da exposição Aero India 2019 em Bangalore.
Protótipo do míssil BrahMos-NG no caça Sukhoi SU-30 MKI no decorrer da exposição Aero India 2019 em Bangalore - Sputnik Brasil
2/5
Protótipo do míssil BrahMos-NG no caça Sukhoi SU-30 MKI no decorrer da exposição Aero India 2019 em Bangalore.
© AFP 2023 / RAVEENDRAN

Veículo de lançamento de mísseis BrahMos na parada militar no Dia da República da Índia, Nova Deli, Índia, 2011.

Veículo de lançamento de mísseis BrahMos na parada militar no Dia da República da Índia, Nova Deli, Índia, 2011. - Sputnik Brasil
3/5

Veículo de lançamento de mísseis BrahMos na parada militar no Dia da República da Índia, Nova Deli, Índia, 2011.

© AP Photo / Ajit KumarMíssil supersônico BrahMos.
Míssil supersônico BrahMos - Sputnik Brasil
4/5
Míssil supersônico BrahMos.
© Foto / BrahMos Aerospace Foguetes supersônicos BrahMos.
Foguetes supersônicos BrahMos - Sputnik Brasil
5/5
Foguetes supersônicos BrahMos.
1/5
Nesta foto de arquivo de 26 de janeiro de 2007, os mísseis Brahmos do Exército Indiano são exibidos durante o Desfile do Dia da República em Nova Deli, na Índia.
2/5
Protótipo do míssil BrahMos-NG no caça Sukhoi SU-30 MKI no decorrer da exposição Aero India 2019 em Bangalore.
3/5

Veículo de lançamento de mísseis BrahMos na parada militar no Dia da República da Índia, Nova Deli, Índia, 2011.

4/5
Míssil supersônico BrahMos.
5/5
Foguetes supersônicos BrahMos.
Atualmente, o principal portador deste míssil é o caça multifuncional Su-30MKI. Maksichev ressaltou que a nova versão do BrahMos para aeronaves foi criada "quase 100%" na Índia, e que o Ministério da Defesa indiano está satisfeito com seus testes.
"Estamos prontos para oferecer nossos produtos não apenas às Forças Armadas indianas, mas também nações que têm boas relações com os dois países e que têm esse tipo de transportadoras", disse.
Réplicas de mísseis BrahMos (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 14.05.2022
Índia testa nova versão de míssil supersônico BrahMos em caça Su-30
Além da Rússia e da Índia, o caça multifunção Su-30 é operado em suas diversas versões por Angola, Argélia, Armênia, Belarus, China, Indonésia, Cazaquistão, Malásia, Uganda, Venezuela e Vietnã. Além disso, outros países, como Argentina e Irã, manifestaram interesse.
O Exército e a Marinha das Filipinas assinaram acordos com a Índia para a compra de mísseis de cruzeiro BrahMos em sua variante naval e terrestre, e a empresa também relatou interesse de outros países do Sudeste Asiático, América Latina, Oriente Médio e África do Sul.
Diretor de exportação e promoção de mercado da BrahMos, Praveen Pathak caracterizou o BrahMos como "a principal arma de primeiro ataque das Forças Armadas da Índia", elogiando a facilidade de manutenção do míssil, capacidade de implantação rápida e velocidade de voo próxima a Mach 3, que "fornece-lhe o poder e tempo mínimo para atacar e neutralizar qualquer inimigo".
Militar faz saudação dentro do sistema de míssil de cruzeiro supersônico BrahMos durante Dia da República em Nova Deli, Índia, 26 de janeiro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 24.03.2022
Índia testa míssil de cruzeiro supersônico BrahMos em território insular (VÍDEO)
"Em meia hora podemos implantar o sistema, atingir a aquisição de alvos e lançá-lo. No cenário atual, o tempo é essencial. Quem atacar primeiro ganhou metade da guerra", explicou.
"Você pode lançar vários desses mísseis e derrubar o sistema de comunicações, derrubar as instalações vitais. Este míssil é um míssil de precisão, destinado à destruição de ativos", explicou Pathak.

Parceria entre Rússia e Índia

Praveen Pathak ofereceu à Sputnik uma visão sobre por que a Índia escolheu a Rússia há duas décadas e meia, dizendo que a história das relações entre os dois países e seu relacionamento sinérgico fizeram da Rússia a única opção real.
"Nossa parceria com a Rússia foi testada pelo tempo, e tem sido por muitas décadas. Quando a Índia conquistou a liberdade, acho que a Rússia foi o único país que nos deu armas naquele país tempo e nos apoiou", diz Pathak.
"Com certeza, os primeiros tanques a chegar eram da Rússia, assim como os primeiros navios. Armas e munições também viajaram da Rússia", acrescentou.
"E então, se você olhar para isso estrategicamente, quando houve um conflito com uma de nossas nações vizinhas... Um conflito muito famoso, a frota de submarinos que apoiava a Índia era russa, e mais ninguém", disse Pathak, referindo-se a a guerra indo-paquistanesa de 1971, quando a URSS implantou uma força naval no Oceano Índico depois que os EUA e o Reino Unido ameaçaram intervir.
Lançamento do míssil balístico na Índia, imagem referencial  - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2022
Índia devasta alvo durante testes de mísseis antinavio BrahMos e Uran (VÍDEO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала