- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Suécia se vê obrigada a queimar petróleo em meio à alta dos preços energéticos

© AFP 2023 / Anders WiklundLinhas elétricas a norte de Sundsvall, Suécia, 29 de novembro de 2021
Linhas elétricas a norte de Sundsvall, Suécia, 29 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 17.08.2022
Nos siga no
O país nórdico passou a gerar energia através da queima de petróleo pouco ecológica, em meio a uma grande alta nos preços de eletricidade locais.
A Suécia foi forçada a recorrer à queima de petróleo devido à escassez de energia eólica e os fechamentos de usinas nucleares levarem a preços historicamente altos de energia, informou na terça-feira (16) a agência norte-americana Bloomberg.
A usina termoelétrica de Karlshamn, que tem uma capacidade de 662 megawatts, está agora operando a cerca de 200-300 megawatts e tem sido usada "frequentemente durante a última semana, de manhã à noite", revelou Torbjorn Larsson, porta-voz da operadora sueca Uniper SE.
Bandeiras da Suécia e da União Europeia na Embaixada da Suécia em Moscou, 24 de março de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 12.07.2022
Panorama internacional
Suécia atinge níveis históricos dos preços de eletricidade, após suspensão do gasoduto Nord Stream
A usina, construída no início dos anos 1970 e que queima óleo combustível pesado, tem utilizado entre 50 e 70 toneladas de combustível por hora, o equivalente a cerca de 9.000 barris diários, segundo cálculos da Bloomberg.
Embora a queima de petróleo seja uma fonte confiável de geração de energia, é também uma das técnicas mais poluentes que, junto com o crescente uso do carvão com o mesmo objetivo, mina o plano da transição para a energia verde da União Europeia, sublinha a Bloomberg.
Na última quarta-feira (10) os preços da eletricidade no sul do país, particularmente vulnerável aos baixos níveis de vento e após o fechamento de várias usinas nucleares nos últimos anos, atingiram um recorde histórico, subindo até 51%.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала