- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia teme que aeronaves sequestradas por militares afegãos em 2021 acabem na Ucrânia

© AP Photo / Rahmat GulHelicóptero militar em exposição de armamentos no Afeganistão, Cabul, 3 de março de 2021
Helicóptero militar em exposição de armamentos no Afeganistão, Cabul, 3 de março de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 16.08.2022
Nos siga no
A Rússia teme que algumas das quase 100 aeronaves sequestradas no Afeganistão em agosto passado acabem na Ucrânia, disse o enviado do presidente russo para o Afeganistão e diretor do Departamento da Ásia do MRE russo, Zamir Kabulov.
"É importante para nós evitar que os helicópteros e aviões desviados para o Uzbequistão e Tajiquistão acabem na Ucrânia", disse Kabulov à Sputnik.
O diplomata russo recordou que militares afegãos, ao escapar do país junto com suas famílias, "sequestraram algumas dezenas de helicópteros e aviões: uns 60 foram para o Tajiquistão e entre 40 e 50 para o Uzbequistão".
Altos funcionários uzbeques afirmaram anteriormente que Tashkent não devolverá a Cabul estes meios aéreos porque são propriedade dos EUA.
Em 15 de agosto de 2021, o Talibã (organização sob sanções da ONU por atividade terrorista) tomou Cabul, precipitando a fuga do presidente Ashraf Ghani e pondo fim a duas décadas de presença militar dos EUA e de outros países da OTAN.
No início de setembro, os talibãs formaram um governo interino liderado por Mohammad Hassan Akhund, um dos fundadores do movimento que continua sujeito às sanções da ONU.
Talibãs realizam guarda de zona de explosão em Cabul, 18 de junho de 2022. Várias explosões e tiros ocorreram em um templo sikh na capital afegã - Sputnik Brasil, 1920, 15.08.2022
Multimídia
Primeiro aniversário da tomada de Cabul pelo Talibã: vida no Afeganistão sob novo poder
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала