- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Milhares de toneladas de limões apodrecem na Argentina por decisão da União Europeia

© AP Photo / Gustavo ErcoleTrabalhadores portuários distribuem milho enquanto carregam em um navio de grãos no porto de Rosário, cerca de 300 quilômetros ao norte de Buenos Aires, Argentina.
Trabalhadores portuários distribuem milho enquanto carregam em um navio de grãos no porto de Rosário, cerca de 300 quilômetros ao norte de Buenos Aires, Argentina. - Sputnik Brasil, 1920, 16.08.2022
Nos siga no
Produtores argentinos começaram a "deixar seus limões apodrecerem" devido aos problemas na exportação como resultado de uma decisão da União Europeia (UE) e da perda de preços no mercado interno.
Segundo os produtores, a crise deixou cerca de 300 mil toneladas de limões sem colheita e pode afetar 40 mil trabalhadores, que correm o risco de perder os seus empregos.
O setor citrícola argentino enfrenta o encerramento antecipado das exportações pela UE, um dos principais destinos dos limões argentinos, e também sofre as consequências das sanções contra a Rússia devido ao conflito com a Ucrânia, situação que se reflete no aumento do combustível e nos altos custos logísticos .
Além disso, ao tentar direcionar a produção para o consumo interno, os produtores se depararam com um preço baixo em decorrência do excesso de oferta.
O então candidato presidencial peronista Alberto Fernández e a ex-presidente Cristina Kirchner, então candidata a vice na chapa de Fernández - Sputnik Brasil, 1920, 11.08.2022
Panorama internacional
Inflação na Argentina acumula alta de 71% em 12 meses
Diante do lucro zero esperado nesse cenário, toneladas de limões permanecerão armazenados, podendo ficar apodrecidos.
Segundo o jornal argentino El DiarioAr, a Associação Cítrica do Noroeste Argentino reúne 95,6% da produção nacional de limão, produzida principalmente em Tucumán.
A atividade não é apenas um forte motor produtivo em Tucumán, onde metade da moeda estrangeira é produto das exportações, mas também em nível nacional.
Em 2021, as exportações de citrinos aumentaram 20% face ao ano anterior e registaram um volume de negócios na ordem dos US$ 600 milhões (R$ 3,05 bilhões).
O novo ministro argentino da Economia, Sergio Massa, fala durante uma coletiva de imprensa na sede do Ministério da Economia em Buenos Aires, 3 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.08.2022
Panorama internacional
Novo ministro da Economia da Argentina promete restaurar ordem fiscal no país, diz mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала