- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MRE do Irã vai responder à União Europeia sobre texto final do JCPOA até o fim do dia

© AFP 2023 / ALEX HALADAO principal negociador nuclear do Irã, Ali Bagheri Kani, sai após conversas no Coburg Palais, local do Plano de Ação Abrangente Conjunto (JCPOA, na sigla em inglês) em Viena, 4 de agosto de 2022
O principal negociador nuclear do Irã, Ali Bagheri Kani, sai após conversas no Coburg Palais, local do Plano de Ação Abrangente Conjunto (JCPOA, na sigla em inglês) em Viena, 4 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.08.2022
Nos siga no
O Irã vai responder até a meia-noite desta segunda-feira (15) ao coordenador da União Europeia (UE) Enrique Mora sobre o texto final do Plano de Ação Abrangente Conjunto (JCPOA, na sigla em inglês) proposto na semana passada.
"Até as 12h00 [de segunda-feira], enviaremos nossa resposta final por escrito ao coordenador da UE. Se a reação dos EUA for realista e flexível, chegaremos a um acordo, mas se Washington não mostrar flexibilidade, teremos de continuar as negociações", disse o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, à agência de notícias Fars.
Teerã tem um plano B caso as negociações não consigam fazer reviver o acordo nuclear, acrescentou o ministro.
No dia 4 de agosto, o processo de negociação para restaurar o JCPOA com o Irã foi retomado em Viena, onde os chefes de todas as delegações deveriam chegar para uma possível reunião da comissão conjunta do JCPOA.
China, França, Alemanha, Rússia, Reino Unido, EUA, UE e Irã assinaram em 2015 o JCPOA, que impunha restrições ao avanço do programa nuclear iraniano em troca do levantamento das sanções dos Estados Unidos. Em 2018, o então presidente norte-americano, Donald Trump, retirou-se unilateralmente do acordo e reimpôs sanções abrangentes, levando as autoridades iranianas a responder com o abandono gradual de seus próprios compromissos sob o acordo.
Em dezembro de 2021, as partes do JCPOA concordaram com dois rascunhos de um novo acordo, mas nenhum acordo definitivo foi alcançado. Desde então, as partes tiveram várias rodadas de negociações sobre a retomada do acordo.
O chefe de política externa da União Europeia (UE), Josep Borrell, fala com a mídia ao chegar para uma reunião de ministros das Relações Exteriores da UE em Bruxelas, 18 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.08.2022
Panorama internacional
Borrell diz que novo texto do JCPOA foi finalizado, partes precisam tomar decisões políticas
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала