- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Eliminação do líder da Al-Qaeda não erradicará terrorismo no Afeganistão, diz embaixador russo

© AFP 2023 / -Fumaça sobe de uma casa após um ataque de drone dos EUA na área de Sherpur, em Cabul, 31 de julho de 2022
Fumaça sobe de uma casa após um ataque de drone dos EUA na área de Sherpur, em Cabul, 31 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.08.2022
Nos siga no
Problema do terrorismo no Afeganistão não pode ser resolvido por uso de tais meios como a eliminação do líder da Al-Qaeda (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países), anunciada pelos Estados Unidos, disse o embaixador russo no Afeganistão, Dmitry Zhirnov.
De acordo com o diplomata, os radicais provavelmente se juntarão a outros grupos terroristas, como o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países), enquanto a própria Washington está minando a confiança com tais ações.
"O problema é complexo demais para ser resolvido, por exemplo, através de tais ações como a eliminação do líder da Al-Qaeda usando um drone americano. Tal operação foi recentemente anunciada pelo [presidente dos EUA, Joe] Biden", afirmou Zhirnov.
Em 1º de agosto, Biden anunciou que o líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, foi morto como resultado de um ataque de drone americano no Afeganistão, em 31 de julho. Por sua vez, o Talibã (organização sob sanções da ONU) confirmou não ter achado o corpo de al-Zawahiri nem ter tido informação sobre a alegada estadia dele em Cabul.

"Se tiver sido assim, então nas condições às quais o Afeganistão foi colocado pela guerra de 20 anos com os Estados Unidos, os radicais da Al-Qaeda provavelmente se juntarão ao Daesh [...] Eu nem estou mencionando o fato de que a violação agressiva do espaço aéreo afegão pelos norte-americanos não aumentará a confiança do Talibã nos EUA na luta contra o terrorismo", constatou o embaixador russo.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia relatou que Moscou ainda deve confirmar a credibilidade das declarações de Washington sobre a aniquilação de al-Zawahiri, já que nenhuma evidência foi fornecida para provar as reivindicações dos EUA.
O presidente dos EUA, Joe Biden, fala da varanda da Sala Azul da Casa Branca - Sputnik Brasil, 1920, 01.08.2022
Panorama internacional
Biden diz que morte de líder da Al-Qaeda é justiça para famílias das vítimas do 11 de setembro
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала