- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Diplomata russo na AIEA acusa jornal Financial Times de distorcer suas declarações sobre Zaporozhie

© AP Photo / Frank AugsteinJornal Financial Times em banca de Londres, em 23 de julho de 2015
Jornal Financial Times em banca de Londres, em 23 de julho de 2015 - Sputnik Brasil, 1920, 14.08.2022
Nos siga no
A mídia britânica Financial Times distorceu as palavras do representante russo na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mikhail Ulyanov, dando um sentido contrário a elas, garante o próprio diplomata.
A fala que foi adulterada trata da segurança da usina nuclear de Zaporozhie, que foi bombardeada em diversas ocasiões pelas forças ucranianas.
Em conversa com a mídia russa Izvestia na sexta-feira (12), Mikhail Ulyanov disse, entre outras coisas, que ninguém sabia exatamente quando o diretor-geral da AIEA, o argentino Rafael Mariano Grossi, viajaria para a usina nuclear de Zaporozhie para inspecionar a situação após os ataques ucranianos.
As bandeiras dos estados da ONU, dentre elas, a do Brasil, tremulam em frente ao prédio do Centro Internacional com sede da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em Viena, Áustria, 24 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 03.08.2022
Panorama internacional
Secretaria da ONU se recusou a aprovar visita de agência reguladora à maior usina nuclear da Europa

O representante russo na organização opinou que "ele [Grossi] seria o único [apto] a marcar a data" e que, na sua opinião, "talvez seja no fim de agosto ou início de setembro".

No mesmo dia, o Financial Times publicou um artigo supostamente baseado nas declarações de Ulyanov.
No entanto o texto da mídia britânica é intitulado como se a Rússia estivesse rejeitando os pedidos para permitir o acesso à usina nuclear da Ucrânia, citando que "uma visita de Grossi não poderia ocorrer antes do fim de agosto ou início de setembro", ao contrário do que o representante russo realmente disse.

"O Financial Times colocou na minha boca que a visita do Sr. Grossi não poderia ocorrer antes do fim de agosto. Quando na verdade eu disse que o Sr. Grossi poderia propor essas datas [para sua visita]. A julgar pelo título do artigo do Financial Times, isso é uma distorção deliberada", compartilhou Mikhail Ulyanov em sua conta no Telegram.

Um caminhão transporta contêineres com urânio de baixo enriquecimento para ser usado como combustível para reatores nucleares, em um porto de São Petersburgo, Rússia, 14 de novembro de 2013 - Sputnik Brasil, 1920, 16.07.2022
Panorama internacional
Autoridades de Zaporozhie dizem que diretor-geral da AIEA pode visitar região via Crimeia ou via RPD
A usina nuclear de Zaporozhie, a maior da Europa, está localizada nos arredores da cidade de Energodar.
Desde o início de agosto, as tropas ucranianas intensificaram os ataques na área.
Moscou aponta para as ameaças à segurança causadas pelos bombardeios ucranianos e pede aos EUA, à União Europeia e à AIEA que pressionem Kiev a interromper os ataques.
O próprio Rafael Grossi disse que intensificará as consultas com a Rússia, a Ucrânia e as Nações Unidas para realizar uma missão à referida usina nuclear.
A central de Zaporozhie está pronta para receber os especialistas, garantiu o chefe da administração pró-russa da região, Yevgeny Balitsky.
Instalações da Itaguaí Construções Navais (ICN) dentro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), da Marinha do Brasil, em 7 de abril de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 13.06.2022
Notícias do Brasil
AIEA não pode interferir no projeto de submarino nuclear brasileiro, dizem especialistas
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала